Skip to main content

PCDF e Senado (Policial Legislativo) ao mesmo tempo?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

PCDF e Policial Legislativo do Senado são as duas grandes oportunidades nos concursos da área policial neste momento. Mas dá para estudar para os dois ao mesmo tempo ou é melhor escolher um? Quais as semelhanças? Em qual focar primeiro? Nesse vídeo respondo a um aluno do Coaching que me fez a seguinte pergunta:

“Professor, estou estudando para PCDF e o que você acha de tentar também a Polícia Legislativa do Senado?”

O conteúdo programático do concurso da Polícia Legislativa do Senado é quase todo dentro do conteúdo programático da PCDF para Agente. Claro, tem algumas matérias específicas para o Senado como, por exemplo, Regimento Interno e Comum, mas as principais matérias são muito semelhantes e, na verdade, o edital da PCDF é maior do que o do Senado para Policial Legislativo.

Temos o seguinte cenário: os dois concursos estão para sair a qualquer momento, aliás, a PCDF está atrasada e está para sair a qualquer momento a meses. O concurso do Senado teve autorização e logo após surgiram aqueles boatos de que não seria bem assim, então não sabemos exatamente quando que esse concurso sai.

 

Se tivesse que chutar, acredito que a PCDF sai antes do concurso do Senado.

 

O conteúdo programático da Polícia Legislativa do Senado é menor e, como está no começo, se quiser tentar as duas provas eu diria para focar 100% no Senado para tentar ganhar terreno nesse conteúdo programático e, assim, tentar fazer essa prova com qualidade.

Não seria uma boa ideia tentar cobrir primeiro o conteúdo programático da PCDF, que é maior, para depois tentar o do Senado, que é menor, não fica legal.

Você pode fazer uma comparação entre os dois, se tiver material para os dois também, estude primeiro só o que cai no Senado e deixe o que cai na PCDF para depois. Foque 100% para o Senado agora.

Entretanto, se você estudou todo o conteúdo programático do Senado e ainda não saíram os editais da PCDF e do Senado, então coloque os assuntos da PCDF que você não tinha estudado.

Minha sugestão para quem quer tentar o Senado de todas as formas é focar primeiro no Senado.

 

Vale a pena focar no Senado primeiro ou não?

 

O Senado é uma boa prova, é uma boa carreira e com 40 vagas, mas a PCDF tem uma quantidade muito maior de vagas. Se eu tivesse que escolher um dos dois, escolheria a PCDF pela absurda quantidade de vagas.

Claro, a PCDF tem um conteúdo programático maior. Na prática, foque na PCDF e “abrace” aqueles conteúdos que são comuns ao Senado. Se a PCDF sair cedo demais e você não tiver tempo para se preparar bem para ela, pelo menos terá estudado aqueles assuntos que servirão para o Senado. Essa é a ideia.

Se tivesse que escolher um dos dois, escolheria inicialmente a PCDF pela grande quantidade de vagas. O Senado tem como aspectos positivos uma quantidade menor de conteúdo programático e uma prova que provavelmente está um pouquinho mais distante que a PCDF (que pode sair amanhã, por exemplo).

São prós e contras que você tem que pesar na hora da sua decisão.

 

 

SAIBA MAIS:

Sono após o almoço? Descansar? Já leu tudo? Percentual de acerto adequado? Diogo responde! Ep. 3!

Reta final: aulão ou questões? E quando revisar após a revisão de 7 dias? Diogo responde! Ep. 4!

Concurso SEFAZ-AL: Análise do edital e dicas de estudo! Auditor de Alagoas

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?