Skip to main content

Chega de “mimimi” nos estudos!

Por 21/11/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Chega de “mimimi” nos estudos! Aqui eu irei te ajudar a atacar as coisas que te atrapalham a estudar buscando soluções para elas. 

 

Todos tem algum problema para estudar, alguma dificuldade…

 

Todos enfrentam algum obstáculo. Às vezes os obstáculos são simples como a luminária que não funciona direito, mas, às vezes, são coisas sérias.

É importante perceber a mentalidade de quem vence esses obstáculos, isso é o que interessa. Buscar a “mentalidade correta” é o que realmente interessa e é nisso que estou me propondo a te ajudar aqui.

Meu estudo para concurso foi relativamente curto. Foram 9 meses do primeiro dia de estudo até a prova objetiva para Auditor-Fiscal da Receita Federal de 2009, na qual foi aprovado.

Eu me lembro uma coisa que marcou a minha preparação. Eu fui resolvendo todos os obstáculos, todos os problemas que surgiram para mim. Um após o outro. E nem sempre foram decisões fáceis.

Decidi largar um emprego, por exemplo. E se você acha que é algo simples, que você pode voltar para casa da sua mãe e seu pai, experimente! A queda do “status social” que você tinha, a humilhação de ter que voltar a contar todo mês com mesada, essas coisas todas… Não é fácil!

Modifiquei o meu quarto, retirei várias coisas dele (computador, celular, etc.), abri mão de muita coisa do meu dia a dia que eu curtia. Abri mão de conviver com pessoas, de sair final de semana, vi amizades enfraquecerem, vi namoro terminar, um monte de coisa aconteceu, mas eu tinha um objetivo muito claro.

Eu fui tomando todas as decisões de modo a proteger o meu estudo, de modo a melhorar e facilitar a minha capacidade de estudar todos os dias.

Eu vejo em diversas mensagens que eu recebo aqui no YouTube, no Instagram, Facebook ou mesmo pelo meu site, pessoas que tem algum problema específico, pedem ajuda e aí eu dou uma solução e isso muda completamente a vida delas.

Então, no fundo, a pessoa já tem a solução ao alcance dela. O que faltou foi uma certa criatividade talvez para solucionar aquele problema. O que faltou foi a mentalidade correta.

 

Para estudar para concurso você precisa se tornar um “resolvedor de problemas”!

 

Você tem que encontrar o que está te atrapalhando e agir de forma a resolver, a retirar esses obstáculos ou então minimizá-los. E, se por acaso você encontrar aquele obstáculo intransponível, aceitar que aquilo não tem solução e que você vai ter que conviver com aquela dificuldade e agir da melhor forma possível apesar dela.

Não é ficar se lamentando todos os dias porque aquilo te atrapalha, porque aquilo te incomoda. O segredo é aceitar aquela situação, resolver as outras coisinhas e tocar o barco da forma que puder.

Então, eu quero que você faça um Brainstorming, quero que você faça listas rápidas sem pensar muito (não é nada sério, você não vai mostrar para ninguém). Pegue um papel ou digite no computador algumas coisas que vou sugerir agora.

 

A primeira delas é: faça uma lista de todas as coisas que atrapalham seus estudos.

 

Escreva tudo aquilo que te desacelera, que faz você perder o horário e diminui sua concentração ou que tira sua disposição, enfim, que te atrapalha de alguma forma.

Liste tudo aquilo no seu dia-a-dia que age contra os seus estudos. Com essa lista feita, eu quero que você faça uma sub lista, ou seja, eu quero que para cada um desses itens, você liste três possibilidades de consertar. Preferencialmente coisas factíveis que estão ao seu alcance.

Ou então, para fazer disso um exercício um pouco mais profundo, algo mais interessante, eu quero que você enxergue como se você fosse fazer soluções para um primo seu, irmão, irmã ou mesmo seu marido ou esposa, enfim, para outra pessoa.

Faça de conta que aquela lista inicial foi escrita por uma outra pessoa. Eu quero que você aja como um conselheiro. Para cada uma dessas dificuldades, escreva três possíveis soluções para essa pessoa. Deixe a sua imaginação fluir.

Talvez saiam coisas bobas ou que nem dê para fazer direito ou que você nem sabe se dá para fazer ou não. Mas, liste três possíveis soluções para cada um desses problemas como se você fosse entregar isso para uma outra pessoa.

 

Estou sugerindo isso porque muitas vezes a gente fica preso dentro da nossa vida.

 

Às vezes não conseguimos enxergar soluções de um ponto de vista interno. Quando você faz uma terapia, por exemplo, você tem um ponto de vista externo de em algumas coisas que você nem estava percebendo, que não passava à frente dos seus olhos e que se tornam absolutamente óbvias.

E é esse exercício que eu estou sugerindo que você faça agora. Dessa forma você vai trazer novas visões, novos pontos de vista para aqueles problemas.

Nesse momento, acredito que você já fez a lista com seus problemas e suas dificuldades, você listou três possíveis soluções para cada um desses problemas e agora é hora de sair do YouTube, largar o celular ou computador e resolver!

Isso mesmo, correr atrás de resolver essas coisas, comprar o que você tiver que comprar, conversar com quem você tiver que conversar, enfim, é hora de resolver os seus obstáculos para você começar a estudar melhor a partir de amanhã!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

ACORDAR ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA ESTUDAR!

COMO DESENVOLVER O HÁBITO DE ESTUDAR

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?