Skip to main content

CLDF Técnico Legislativo – Como estudar

Por 12/06/2018janeiro 18th, 2019Editais, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Irei fazer aqui uma análise do edital da CLDF para o cargo de Técnico Legislativo – Técnico Legislativo!

 

Data da prova, banca aplicadora

 

Primeiro ponto a dizer é que as provas ocorrerão no dia 23 de setembro e elas não coincidem com cargos de consultor legislativo e nem de consultor técnico legislativo, então é totalmente possível você fazer para um desses outros cargos e também fazer a prova de técnico.

A banca é a FCC (Fundação Carlos Chagas) e teremos 20 vagas de ampla concorrência mais 4 para deficientes, conforme o edital.

Esse concurso vai ser composto por duas provas: a prova de conhecimentos básicos e específicos com discursiva e prova prática de informática.

A prova de conhecimentos básicos terão 30 questões peso um, já a prova de conhecimentos específicos 30 questões e peso dois.

Importante frisar que a prova de conhecimentos básicos possui somente três disciplinas, o que significa que você vai ter uma média de dez questões para cada uma dessas disciplinas, mas não dá pra deixar nenhuma delas de lado. São elas: português, raciocínio lógico matemático e realidade do DF.

 

Português

 

Acredito que Português vai ter um pouquinho mais de questões do que essa média. Podemos “chutar” 15 questões de português, 10 para raciocínio lógico e 5 para a realidade do DF. Dica: faça muitas questões de Português da FCC, inclusive de nível superior para você ficar mais bem preparado.

Utilize site de questões, livros ou PDFs à sua escolha, mas faça muitas questões anotando as que você estiver errando. Se você estiver com percentual de acerto por volta de 60% em algum conteúdo, você tem que focar nele  para melhorar suas chances de fazer muitos pontos.

 

Raciocínio Lógico

 

Raciocínio lógico, por exemplo, terá muitas questões e irá valer muitos pontos. Se você não aprendeu ainda, vai ter que aprender dedicando muito tempo para fazer muitas questões. É uma matéria de prática lenta, são várias questões e leva muitos minutos para fazê-las, mas isso é até mais um motivo para você praticar pois, na hora da prova, se você tiver treinado e tiver com ritmo bom de resolução de questões, você vai aguentar fazer mais questões e irá conseguir ter um desempenho melhor.

 

Realidade do DF

 

Realidade do DF é aquela matéria da linha “café com leite”, é uma coisa meio solta você não sabe muito bem que tipo de coisas estudar e vai ter que depender de teoria mesmo. Na minha opinião ela é a que terá menos questões  entre das três matérias de conhecimentos básicos, mas não subestime essa matéria.

 

Conhecimentos específicos

 

Na prova de conhecimentos específicos teremos: Constitucional, Administrativo, Processo Legislativo, Lei Orgânica do DF e Administração.

 

Administração

 

Administração é a matéria mais extensa das matérias de conhecimentos específicos. No material do Estratégia Concursos, por exemplo, ela tem 19 PDFs contra 10 PDFs de Constitucional e Administrativo.

Se você não estava estudando essa matéria, você vai ter que começar a estudar Administração desde agora com uma carga horária elevada, pois a expectativa é que tenha um grande número de questões dessa matéria, afinal, trata-se de cargo de nível médio de caráter administrativo e não dá pra deixar essa matéria de lado.

 

Processo Legislativo, Regimento Interno e LODF

 

Todas elas muito importantes e se você está com dificuldade ou se você está correndo contra o tempo, pois resolveu estudar para essa prova agora e não vai dar tempo de ler tudo, estude essas matérias diretamente pela lei.

Caso tenha o material teórico, porque é maçante ler esses assuntos direto na lei, espero que você já tenha começado e que você não esteja correndo atrás do prejuízo agora.

Se for o caso de estar começando o estudo agora, procure fazer o máximo de questões que você encontrar, seja do seu material teórico ou seja do site de questões como o TecConcursos, por exemplo. Faça muitas questões para poder praticar os regimentos internos, eles não costumam variar muito.

Se você já estava focado na área de concursos legislativos, já deve ter uma boa noção e deverá focar agora nos detalhes como os prazos e ritos, o que tem de nome diferente. De uma forma geral vai ser muito parecido com outros concursos da área como o da Câmara dos Deputados e Senado Federal, por exemplo, embora a banca irá querer te pegar nos detalhes, então faça suas anotações, prepare o seu material para dar uma revisada em todos esses pontos de “decorebas”.

 

Constitucional e Administrativo

 

Constitucional e Administrativo eu sei que são duas matérias que você já tem que ter uma boa base e espero que você já tenha lido a teoria inteira. Se não deu, foque na resolução de questões, muitas questões para se acostumar com a forma da FCC cobrar essas matérias e os assuntos mais cobrados pela banca a respeito delas.

Atenção para o fato de que dentro de Direito Administrativo você terá  Legislação do DF e é provável que você não tenha lido ainda esse conteúdo, então primeiro estude essa legislação inédita para depois você revisar Direito Administrativo via questões fazendo caderninho de dificuldades.  

 

Discursiva

 

Em seguida você tem a prova discursiva que vai ser feita no mesmo dia no mesmo horário da objetiva, ou seja, não será em data diferente como foi o caso das provas para consultor.

Você tem “Redação Oficial” isso significa que você vai ter que treinar escrever no formato de redação oficial, levando em consideração todas as regrinhas, pois qualquer vacilo tomará muitos pontos preciosos. Não é uma redação simples, não basta saber escrever bem, você tem que treinar as regras você tem que treinar o aspecto técnico então tenha um material teórico que te ensine essas regras. Você pode olhar o material que o próprio edital sugere ou então comprar um curso teórico específico.

Escreva e deixe alguém corrigir! É recomendável que você tenha um professor para corrigir ou que você adquira algum curso do Estratégia Concursos pois acredito que para técnico legislativo também tenha correção.

Do lançamento do edital até a prova são mais de três meses e é tempo mais do que suficiente para você aprender a fazer redação oficial. Se você fizer uma por semana já vai estar legal. Se você tiver muita dificuldade faça duas por semana, mas é muito importante que você pratique.

Vale falar que para Redação, nesse caso redação oficial, setenta e cinco por cento da nota é “estrutura” e “expressão”, ou seja, mesmo que você não saiba muito bem o conteúdo sobre o qual você vai escrever, 75% da nota é composta pela avaliação técnica: saber escrever obedecendo às regras.

Serão chamados 20 vezes o número de vagas para correção da discursiva, serão mais de 400 redações corrigidas, ou seja, é uma boa oportunidade para você chegar nessa prova brigando por uma vaga obrigando pelo menos ter a redação corrigida e ficar entre os classificados.

 

Prova prática de Informática, viu isso?

 

Temos uma terceira etapa eliminatória nesse concurso que é uma prova prática de informática! Engraçado que a matéria “Informática” não foi contemplada na prova objetiva dessa vez.

A prova prática cobrará conhecimentos em Word e Excel. Se você não sabe mexer nos dois você tem três meses e meio para aprender a partir do lançamento do edital, então corra atrás!

O Estratégia Concursos tem curso específico para esse tipo de conteúdo do professor Victor Dalton, mas, de qualquer forma, pratique para ficar esperto neles – não vamos cair na prova prática!

A boa notícia é que essa prova prática será em data posterior, então, se você ainda está correndo muito atrás das matérias da prova objetiva e discursiva, se possível, deixe essa parte de informática mais pra frente.

 

Estudo concomitante para o MPU

 

Se você está estudando para o MPU, essa é uma prova interessante para você fazer pelo menos como treino porque nela é cobrado muito conteúdo de Administração, que é o caso da prova de técnico do MPU, tendo uma diferença ou outra, mas não tão distante assim. 

É muito interessante que você faça provas e se você está começando a estudar agora, faça essa prova. Não precisa correr com os estudos, pois se está começando agora vai ficar um pouco mais difícil. Pode dar tempo mas tenha em mente que o estudo para concurso é uma coisa de longo prazo, você tem que estar preparado para a “corrida longa” e não adianta se se propor a dedicar apenas três meses para o estudo. Você vai ter que ir sempre acumulando conhecimento e experiência a cada prova, para sempre conseguir evoluir na prova seguinte.

Foque em resolver o máximo de questões possíveis. Se o seu percentual de acertos estiver bom, fique seguro, pois você está fazendo a coisa certa. Foi assim que eu fui aprovado estudando por pouco tempo: estava focado em acertar questões! Eu fazia questões, revisava questões eu olhava o percentual de acerto e isso fez toda a diferença na minha preparação.

 

Recados:

 

Elaborei um e-book exclusivo para o cargo técnico legislativo – técnico legislativo da CLDF com o passo a passo explicativo das técnicas que utilizei pra estudar e como ensino os meus alunos do Coaching a estudar para esse concurso.

É um verdadeiro compilado da metodologia completa de estudos com instruções acerca de como fazer revisões periódicas, exemplos de ciclos de estudo, etc. Vale a pena conferir, clique no ebook para mais informações:

 

CLDF técnico legislativo

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO TER MAIS TEMPO PARA ESTUDAR?

TERMINEI UMA DISCIPLINA. E AGORA?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 5 comentários

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?