Terminei uma disciplina! E agora?

Por 25/07/2018 janeiro 18th, 2019 Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Parece que esse dia nunca vai chegar! Você está lendo Direito Administrativo há 6 meses e não está chegando no final, quando em um belo dia a matéria acaba. Você já leu tudo e agora? O que deve fazer?

 

Agora, você terá que revisar essa disciplina! Mas, como você irá revisar?

 

Normalmente levamos muitos meses para ler uma matéria inteira. No caso de Direito Administrativo do pacote do curso para Auditor da Receita Federal, por exemplo, há alunos do Coaching que levam até 10 meses para ler essa matéria. 

Pelo método dos ciclo de estudos, são feitas muitas revisões, inclusive de aulas mais antigas, para não ficar muito tempo sem contato com elas. Quando a matéria é concluída, esse processo de revisão tem que ser perpetuado.

 

Refaça todas as questões do seu material de estudos 

 

Quando uma matéria é concluída, geralmente eu peço para os meus alunos fazerem uma revisão geral via questões. Essa revisão consiste em refazer todas as questões do material de estudo, desde a primeira aula.

Fazer questões é uma coisa rápida! Dá para fazer até 200 questões em até 2 horas. Não dará tanto trabalho quanto ler o conteúdo novamente ou reler as marcações.

Fazer questões é uma boa maneira de relembrar os principais assuntos, treinar bastante como a banca cobra e, claro, fazer questões de provas anteriores é o que há de melhor na preparação para concursos, pois passa quem acerta mais questões (tenha isso em mente).

Nos meus ebooks eu dou um passo a passo de como se preparar para concursos e a revisão via questões é um dos passos.

Existem outras formas de revisar, mas são muitas variáveis, explico melhor nos ebooks.

 

Foque em assuntos específicos

 

Após fazer a revisão geral da matéria, passe a focar em assuntos específicos. Você tem que saber identificar em quais assuntos você está pior em percentual de acertos de questões, para começar a dar uma ênfase maior nesses assuntos.

Quando você terminar de ler todas as questões, pode ser que você queira ler novamente as marcações. Agora você poderá fazer isso com um pouco menos de pressa ou, se o seu concurso estiver próximo, você pode começar a fazer mais questões.

Em sites como o Tecconcursos, você encontra uma infinidade de questões e pode filtrar por ano, banca, assunto para otimizar seu estudo e ganhar mais pontos na hora da prova. 

Em outro vídeo, expliquei os passos para você melhorar o seu percentual de acertos. 

 

Caderninho para as dificuldades

 

Nada impede de criar um caderninho para você depositar resumos, mapas mentais, questões que sempre erra, assuntos de maiores dificuldades ou as partes que são pura “decoreba”.

Vale a pena, mas não é algo para se fazer no começo dos estudos, pois você tende a achar que todos os assuntos são importantes e irá querer resumir tudo.

Em determinados momentos, ao longo do seu estudo, quando você já estiver na revisão geral da matéria, você será capaz de identificar os assuntos importantes que deverão ser depositados nesse caderninho.

 

Redução da carga horária da disciplina

 

Ao concluir uma matéria, reduza a carga horária dela para liberar espaço para inserir matérias novas. Sugiro que você insira essas novas matérias no seu ciclo ao terminar algumas, sob pena de ter que deixar as matérias antigas cada vez mais devagar, pois você terá que reduzir a carga horária delas.

 

Anote as questões por assunto

 

É importante que você anote as questões que fizer por assunto dentro de cada matéria. Anote o total de questões e os acertos que obteve, para gerar um panorama de onde você está melhor ou pior.

No final de tudo, é importante você sempre continuar revisando a matéria que concluir, para não ficar muito tempo sem ter contato com os assuntos que foram estudados. 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 passos que me levaram à aprovação em 9 meses

 

SAIBA MAIS:

 

5 PASSOS PARA ACERTAR MAIS QUESTÕES

EXATAS NO CICLO DE ESTUDO: COMO REALIZAR REVISÕES PERIÓDICAS?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário