Skip to main content

Como começar a estudar para concursos? Como dar o primeiro passo?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Quero começar, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Como começar a estudar para concursos? Como dar o primeiro passo?

 

Você tomou a decisão e agora não sabe o que fazer. Bom, inicialmente é importante você decidir para qual concurso você quer estudar. 

Se você não souber exatamente para a qual ou quando esse concurso vai ser lançado, é importante definir pelo menos uma área.

Existe área fiscal, área de controle, área de carreiras policiais, carreiras jurídicas, etc.

A definição de uma área é importante porque, geralmente, a mesma área abarca as mesmas matérias base, ou seja, são aquelas matérias importantes que têm um grande peso na prova e que caem quase todas as provas de concursos para cargos dessa área.

Por exemplo, na área fiscal você tem seis matérias que respondem por quase 60% da prova de Auditor-Fiscal da Receita Federal. Geralmente essas mesmas matérias também estão presentes na grande maioria dos concursos de Receita estadual e municipal.

Você tem Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade, Português, Matemática Financeira e Raciocínio Lógico. 

 

Então, se você tem muito tempo disponível, separe uma hora e meia para cada matéria e vá fazendo o que a gente chama de “ciclo de estudos”!

 

Hoje você faz quatro horas e meia de estudo das matérias 1, 2 e 3 e amanhã mais quatro horas e meia das matérias 4, 5 e 6, ou seja, você vai ver uma matéria hoje que vai voltar a estudar dois dias depois.

Essas seis matérias caminham conjuntamente. Você vai focar nelas vai continuar estudando até uma proximidade maior do edital ou até uma autorização de concurso.

Quando você tiver um bom domínio dessas matérias, aí sim você começa a incluir outras matérias dando preferência àquelas que são mais importantes, que possuem mais peso na prova.

Vá evoluindo dessa forma. Defina o que vai fazer, depois de saber qual a área que irá focar e quais matérias que vai estudar.

 

Como comprar o material? Como escolher bons materiais?

 

Não é fácil! Existem muitos livros bons no mercado hoje em dia. Não é fácil identificar quais são os melhores, você tem diversas informações na internet. Os fóruns de concurseiros são uma excelente fonte de bibliografia e possuem vários depoimentos, mas é sempre difícil escolher um livro bom.

Um livro abarca todos os assuntos daquela matéria. O problema é que nem sempre tudo aquilo vai cair na sua prova. Nem tudo o que é de Direito Constitucional vai cair na sua prova da área fiscal, por exemplo.

Como saber exatamente o que cai o que não cai é de simples e complexa resposta ao mesmo tempo.

Ler o edital para descobrir as matérias que caem pode parecer simples, mas é complexo porque se você está começando a estudar agora pra concurso você não saberá identificar exatamente, os nomes das matérias diferem dos livros.

Por isso há cursos específicos para concursos. Procure esse material, hoje em dia há vários materiais voltados para a área de concurso que você escolher.

Os melhores cursos fecham exatamente o conteúdo programático do concurso que você tem em vista. As aulas também incluem exercícios para que você aprenda também como funciona a provável banca examinadora da sua prova.

Com um material assim, você começa a pegar um pouco de ritmo na resolução de exercícios e evita perda de tempo.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS

PDF OU VIDEOAULA NA HORA DE ESTUDAR?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 4 comentários

  • Sandra disse:

    Boa noite Diogo
    Se eu escolher estudar em PDF pelo notebook, por causa da quantidade de folhas impressas que acabam me deixando perdida como faço as minhas marcações dos pontos importantes para revisão? E como me organizar onde eu parei, para dar seguimento das próximas vezes que eu for estudar?

  • Daniel Santos Prado disse:

    Parabéns Professor, suas dicas estão sendo importantíssima para minha preparação, tem me ajudado e muito. Estou colocando-as em prática e evoluindo no meu estudo. Obrigado.

  • Ramon disse:

    Professor, boa noite.
    Adquiri um pacote completo AFT pelo Estratégia a quase 1 ano, já estudei muita coisa e consigo boa porcentagem de acerto nas questões das matérias estudadas mas meu falta uma direção e um guia no planejamento. Poderia me ajudar e me proporcionar uma ajuda quanto a isso. Estou sem condições financeiras no momento mas retribuo muito nas metas repassadas. Me ajude, por favor.

  • Paulo Mateus disse:

    Diogo, e quem estudou pra um determinado concurso não passou, e deseja continuar estudando, porém, está bem em algumas matérias e em outras não, qual a melhor forma de morar um novo planejamento de estudos com esse cenário aí ?

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?