Skip to main content

PDF ou video: o que é melhor na hora de estudar?

Por 19/11/2015janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Primeiramente eu gostaria de dizer que os dois têm prós e contras e na verdade, no fundo, elas se complementam.

 

Eu, particularmente, acho que se você está tendo o primeiro contato com o mundo dos concursos, se você nunca viu nenhuma matéria de Direito na sua vida, assistir às videoaulas vai ser um pouco mais didático.

A mesma coisa com a matéria “Contabilidade”, por exemplo. Algumas matérias de exatas, se você não tem o domínio, se você está tendo dificuldade para aprender apenas lendo os livros, assistir às videoaulas pode ser interessante, pode valer a pena.

Embora isso, eu acho também que os vídeos não podem constituir a sua principal fonte de aprendizado, especialmente por causa do ritmo de estudos.

Apesar de os vídeos cobrirem, geralmente, todo o material ou todo o conteúdo programático de um concurso, dependendo do cursinho, as aulas são um pouco lentas.

Às vezes, numa aula de duas horas você tem um decréscimo de concentração pois o professor fala no mesmo ritmo o tempo todo e também a fala do professor é bem mais lenta do que uma leitura.

Quando você lê, você vê muito mais palavras e tem acesso a muito mais informações do que as que são passadas pelo professor nas videoaulas.

Essa é uma diferença grande! Ou seja, o vídeo deve ser usado em ocasiões especiais, se você está começando a estudar uma matéria muito complexa, algo que você nunca viu ou se não está entendendo bem pela leitura é válido.

Às vezes, você precisa de uma didática um pouco mais trabalhada, um pouco mais mastigada. 

 

Em geral, estudar para concurso, fazer uma prova em que tem 20 matérias para estudar e para a qual você não tem muito tempo, por estar correndo contra o relógio a leitura é mais vantajosa.

 

Acredito que os livros ou PDF’s são mais interessantes. A vantagem dos PDF’s hoje em dia é que eles são totalmente voltados para a sua prova, então você vai perder menos tempo. 

Você tem acesso direto ao material focado naquilo que você tem que estudar fechado no conteúdo programático e vai poupar o tempo de ficar examinando no livro o que cai e o que não cai.

Através dos livros, às vezes você pode fazer questões de uma banca que não é a banca que vai fazer a sua prova, por exemplo.

Então, a vantagem dos PDF´s é a de serem bem mais focados na prova que você tem interesse.

O que faz você passar é o tempo de “horas-bunda” na cadeira – lembrando a célebre frase do mundo dos concursos – ou seja, é sentar e estudar!

 

Os vídeos são interessantes, mas a leitura é fundamental.

 

Claro que existem exceções. Algumas pessoas só conseguem aprender assistindo videoaulas. Às vezes, precisa de ir no cursinho, ficar naquele ambiente para conseguir prestar atenção e se concentrar.

Eu já vi muita história assim e eu acredito que tem pessoas que necessitam desse tipo de didática para aprender.

Apesar disso, eu já vi muitas pessoas que não estavam estudando de verdade com garra e com determinação. Às vezes o cursinho acaba assim uma forma de fuga daquela obrigação, da seriedade. Isso pode acontecer com uma minoria, mas existem esses casos!

Então, na dúvida, tente “pecar pelo excesso de estudo” na leitura. Foque nos livros, nos PDF´s e faça deles a sua principal fonte de conhecimento.

Particularmente eu sou fã dos materiais escritos, deu para perceber, né?!

Estudar por PDF´s é excelente hoje em dia. Você tem materiais de altíssima qualidade no mercado.

Eu trabalho no Estratégia Concursos e conheço os cursos em PDF. A qualidade é imbatível, fica a sugestão.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

COMO ESTUDAR TUDO ISSO?

RESUMOS, QUANDO FAZER?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?