Skip to main content

Como estudar bem no fim de semana?

Por 26/11/2015janeiro 18th, 2019Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Não consegue nem olhar para os livros no fim de semana? Deixa os estudos para os 45 do segundo tempo? Aqui vão algumas dicas para fazer seus estudos renderem mesmo naqueles dias ensolarados em que todas as pessoas estão lá fora curtindo o sol, menos você!

 

Como manter a motivação em alta e conseguir render mesmo no sábado e no domingo?

 

Bom, o primeiro passo é deitar cedo sexta-feira e sábado à noite. Nada de deitar três horas da manhã. Quem está estudando para concursos tem que ter uma rotina muito mais regrada e uma vida pessoal bem mais limitada.

É importante saber abrir mão de certas coisas porque isso vai fazer diferença lá na frente, na véspera da prova. É importante saber que você não vai poder ficar indo a festas, não vai poder ficar deitando tarde à toa, não vai poder ficar bebendo, pois bebida diminui muito o desempenho na hora do aprendizado, etc.

Então o primeiro passo é deitar cedo e dar prioridade aos estudos, ou seja, estudar no sábado pela manhã e no domingo pela manhã. A sua primeira atividade do dia deve vir muito antes de qualquer outra coisa. Às vezes, antes até de um café da manhã.

Pelo menos no comecinho dos estudos tome o café da manhã no quarto estudando. Se você estuda em casa, então é importante você começar a estudar antes de ter contato com o mundo real, antes de observar como o dia está bonito lá fora (risos).

Para os meus alunos, eu passo uma carga horária menor no final de semana e, geralmente, o domingo de descanso. Durante a semana, estudam entre três a cinco horas por dia, então é importante atacar os estudos desde cedo para poder matar essa carga horária logo de vez.

Isso porque o estudo é uma obrigação e qualquer obrigação cansa, fica pensando na sua cabeça até você realizá-la. Se você deixa para estudar à noite, no final de semana, você passa o dia inteiro com aquela obrigação na cabeça e a noite você já não vai estar suportando mais a idéia de estudar.

Então, mata desde cedo e vai curtir o dia depois. Isso funciona tanto no sábado quanto para o domingo e é a principal regra.

 

Para conseguir estudar no final de semana, é importante saber dizer não!

 

“Não! Eu estou estudando para concurso, eu não posso! Só vou poder a partir de tal horário.” – essa tem que ser sua frase.

Alternativamente, quem tem paz e tranquilidade para dormir até tarde, pode experimentar uma mudança de horário: estuda na sexta-feira à noite ou sábado à noite que é mais tranquilo, dorme até mais tarde ou dorme depois do almoço, sair um pouquinho da rotina no final de semana pode até ser legal para aliviar aquela sensação de rotina chata e tediosa.

Isso tudo tem que ser analisado caso a caso. Funciona para algumas pessoas e para outras não. Experimente e veja se é adequado a sua realidade.

 

Na reta final dos meus estudos, fazia 6 horas no sábado e 4 horas no domingo.

 

Então, já acordava sábado cedo, estudava até a hora do almoço, almoçava rápido e depois matava mais 1 ou 2 horas que estavam faltando.

No domingo, geralmente eu ia para a fazenda, ou algo assim, acordava cedo, estudava até 11h ou 11h30min, depois almoçava e ia fazer alguma coisa leve para sair um pouco da rotina.

Funcionou bem para mim, espero que funcione para vocês também!

Lembrando que se a sua carga de estudos está tranquila e você falhou algum dia da semana, domingo é um bom dia para repor. Nada de ficar deixando matéria para trás. O tempo é o seu principal ativo e você tem que tentar manter a motivação em alta todos os dias da semana.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

ACORDAR ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA ESTUDAR!

TERMINEI UMA DISCIPLINA. E AGORA?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?