Skip to main content

Como vou conseguir estudar toda essa quantidade de matérias?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Essa é a grande dúvida que eu recebo com grande frequência dos alunos que estão começando a estudar.

 

No coaching, quando os alunos se dão conta de tudo aquilo que eles vão ter que aprender para passar no concurso, sempre fazem essa pergunta.

Eu entendo perfeitamente. Passei por isso também. Parece que a matéria não tem fim e que é impossível gravar tudo aquilo.

Costumo brincar com eles fazendo uma citação de “Alice no país das maravilhas”. O rei fala pro coelho: “Comece pelo começo e siga até o fim, daí pare.”

É uma instrução óbvia, mas a ideia de fundo é explicar que a caminhada é longa e é feita passo a passo. Ninguém consegue estudar durante 12 meses sem estudar hoje amanhã e depois de amanhã.

Então, seu foco tem que ser no hoje têm que ser as suas metas de hoje, naquilo que você tem que fazer nessa semana. O grande problema da procrastinação é esse: você perde tempo e esse tempo não volta o relógio está contando, tá fazendo tic-tac de hoje até o dia da prova.

Quando estudei, não sabia quanto tempo faltava até a minha prova, então corria atrás do tempo. Sabia que a autorização estava para sair a qualquer momento e sabia que era muita coisa.

Então, foi um ritmo frenético de leitura, de estudo com pressa. Essa pressa me ajudou. Ela permitiu que eu não perdesse nenhuma semana de estudo.

Entendo também que não adianta se prender minuciosamente a cada detalhe do conteúdo. Neste momento, se você está começando ainda e falta muita coisa. Você não vai conseguir recuperar os dias de estudos perdidos quando chegar perto da prova.

A solução é fazer revisões periódicas, é praticar o máximo possível resolução de questões. Não tem jeito. Você vai pegar uma parte mais fácil da matéria agora e depois você vai revisar e vai começar aqueles assuntos de dificuldade média e depois você vai fazer mais revisões.

Depois vai pegar a resolução de questões e focar cada vez mais naquilo que é cobrado, que tem mais dificuldades.

 

O estudo para concurso é uma evolução gradativa.

 

Você começa uma “tábua rasa” de conhecimento e você vai refinando aos poucos você vai focando cada vez mais naquilo que é difícil.

Acredite em mim! Você tem que ter paciência, tem que ter planejamento.

Mantenha a calma. ninguém passou em concurso com preparação ultrarrápida, decorando tudo de uma vez. Se teve ele é um superdotado e não é o nosso caso e o caso da maioria também.

Então cuide do dia que o mês passa. Cuide do hoje e não se deixe perder no amanhã.

É assim que é feita a sua caminhada longa: passo a passo. Não perca de vista o seu objetivo. Mantenha o foco e cuide ao máximo para ter rotinas cada vez mais semelhantes, dias mais parecidos para facilitar sua disciplina.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

COMO LER MAIS RÁPIDO?

COMO CONCILIAR O TRABALHO COM OS ESTUDOS?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?