Skip to main content

Cursinho presencial é realmente bom? Quais as vantagens e as desvantagens?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Cursinho presencial é a forma mais popular de estudar para concursos e certamente é a forma mais comum de COMEÇAR a estudar. Mas é realmente bom? Quais as vantagens e as desvantagens? E como fazer, se for de outra forma? Confira!

 

Para quê serve um cursinho presencial para concurso?

 

Se você já assiste a meus vídeos há algum tempo, você sabe que eu não sou muito fã de cursinho presencial, e aqui eu vou explicar o porquê.

Eu vou dizer quais são as vantagens e quais são as desvantagens. Vamos lá!

 

Vamos começar com as vantagens…

 

O cursinho presencial é muito bom para quem está começando completamente, não tem a menor noção do que é estudar para concurso, não sabe nem quais são as matérias da prova.

O cara faz a matrícula, entra, senta lá, começa a assistir uma aula, e os professores vão passando todos os conteúdos que caíram no último concurso. Você tem o cursinho da área fiscal, da Receita Federal, o cursinho de TRT… 

Tudo já vem preparado e mastigado para você. Você vai aprender nesse cursinho a estudar um pouco, você vai ver quais são as matérias, o que significa… É um bom primeiro contato.

Eu mesmo fiz. Eu fiz dois meses de cursinho presencial quando eu comecei a estudar, porque eu era, assim como você, talvez completamente perdido.

Eu não sabia o que eu estava fazendo, eu sentei lá, comecei a assistir, e eu não tinha a menor ideia realmente.

Foi legal para isso. Conheci outras pessoas, tirei algumas dúvidas, aprendi coisas novas, aprendi, enfim, sobre Fórum Concurseiros, aprendi informações legais que as pessoas trocam no cursinho.

Nesse sentido vale a pena e é um bom primeiro passo.

 

Mas quais são as desvantagens do cursinho presencial?

 

Bom, têm algumas.

A primeira é o deslocamento. Você ir para o cursinho e depois voltar para o cursinho.

Além disso, é o horário. Normalmente você vai assistir aulas à noite. Imagine só: você trabalha o dia inteiro, vai estar cansado, vai estar lá morrendo de sono e tudo mais… Não vai render tanto assim, você não vai aproveitar muito o tempo que estará lá.

Outra grande desvantagem é a velocidade. O professor falando lá na frente, usando o quadro, explicando as coisas, é lento. Você lendo em casa consegue cobrir uma quantidade maior de material em bem menos tempo.

Outra desvantagem: poucos detalhes. De uma forma geral, os professores não conseguem ficar passando muitos detalhes da matéria durante a explicação. Ele está ali para te mostrar como é, para você entender a estrutura do raciocínio, mas os detalhes não vão estar na aula, ou então vai ficar faltando algumas coisas.

Sim, é assim mesmo!

A forma de estudar esses detalhes é: estudando em casa, lendo, fazendo questões. Seja um material de apoio, seja um curso em PDF, seja um livro…

Mas é interessante ler, marcar o seu material, para você pegar esses detalhes também.

Isso nos leva ao passo seguinte que é a revisão: é muito difícil você revisar se você simplesmente assistir à aula no cursinho.

Você vai revisar o quê? Você anotou algumas coisas? Deu tempo de anotar tudo? Ficou legal, não ficou?

Se você tem um material escrito, você grifou o material, você fez um resumo, você fez alguma marcação, alguma coisa maluca ali, e você consegue revisar isso nas revisões de 24 horas, de 7 dias…

Você consegue voltar naquele material rapidamente, ver quais foram os assuntos que você marcou, o quê que você considerou mais difícil. Essa é uma grande vantagem do material escrito e uma desvantagem do cursinho.

Então, estudo no cursinho presencial, não é um estudo de alta performance, não é um estudo detalhado, mas é um bom primeiro contato se você está completamente perdido.

Como eu falei, eu fiz dois meses, depois de 2 meses eu já estava bem mais a vontade, já sabia bem o que eu estava fazendo, tinha bons materiais que eu usava para estudar em casa também.

E aí eu sentava no cursinho e falava, “pô, tá meio lento, meio devagar, professor tá contando uma piadinha agora… Se eu estivesse em casa, eu estaria rendendo muito mais”.

E foi o que eu fiz: larguei o cursinho, fui embora! Fui para dentro de casa, peguei meus PDFs, meus livros e entrei de cabeça. Foi dessa forma que eu fui aprovado.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

ESTUDAR APENAS POR QUESTÕES VALE A PENA?

COMO ESTUDAR PARA 2 OU MAIS CONCURSOS AO MESMO TEMPO?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • Rodrigo M. Silva disse:

    Aconteceu isso comigo, fiz um curso presencial para o concurso dos Correios (Analista-Administrador), consegui perceber a tempo que não estava rendendo, faltando uns 40 dias para a prova, comprei material das matérias específicas em PDF,foi o que me ajudou bastante e me fez ficar em uma colocação boa.

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?