Skip to main content

Tédio nos estudos? Concurso na faculdade? Militares são mais disciplinados? Diogo responde! Ep. 2

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Como sair do tédio do dia a dia dos estudos? Vale a pena começar a estudar enquanto está na faculdade? Militares são melhores na autodisciplina necessária para os estudos? Confira minhas respostas!

 

Nesse vídeo respondo três perguntas:

 

  1. Vale a pena começar a estudar para concurso enquanto ainda estou na faculdade?
  2. Como sair do tédio do dia a dia dos estudos?
  3. Os militares saem na frente com relação a autodisciplina necessária para o estudo para concurso?

 

  1. Vale a pena começar a estudar para concurso enquanto ainda estou na faculdade?

 

Se você estiver conseguindo “levar” a faculdade e ainda tiver um tempinho, pode. Não precisa estudar todas as matérias, pegue Direito Constitucional e Administrativo para ter uma noção do que são os direitos que são a base do estudo de direito para a área pública.

Estude essas duas disciplinas sem pressa porque demora, ainda mais se você não for da área de direito. No início há muita dificuldade em estudá-las, são palavras novas e é uma nova metodologia. No começo você verá a diferença entre vinculado e discricionário, e a pessoa que está começando não tem a menor ideia, mas o assunto é muito básico e simples.

Sempre que possível, adicione esses direitos e se você for ruim em exatas, adicione uma matéria de exatas para ir aprendendo aos poucos. É difícil aprender exatas com pressa. Estando na faculdade não é necessário inserir todas as matérias do ciclo básico desde o início.

 

  1. Como sair do tédio do dia a dia dos estudos?

 

Não saia! Abrace-o! Ame-o! Eu tenho intolerância ao glúten e à lactose, comecei a comer todos os dias tapioca, tapioca com ovos mexidos, com bacon, de manhã, à tarde e, às vezes, à noite. Não como pão, pizza etc.

Perguntei ao meu nutricionista opções para substituir a tapioca porque tinha enjoado dela e ele me respondeu: “Diogo, se olhe no espelho e mentalize: eu adoro tapioca, eu amo tapioca. Se você é intolerante ao glúten e à lactose, então é tapioca que você vai comer, é a sua melhor amiga a partir de agora”.

Eu juro que essa simples chamada de atenção mudou minha cabeça. O estudo para concurso tem que ser tedioso, sua vida tem que ser tediosa, você tem que virar um “robozinho”, tem que aprender a acordar e estudar, comer e estudar, dormir e estudar e seguir dessa forma.

Quando eu estudava eu parei de sair. Quanto mais eu saía à noite ou final de semana, mais me dava vontade de sair. Quanto mais eu jogava vídeo game, mais me dava vontade de jogar. Quanto mais eu brincava de algo, mais eu queria brincar.

E quanto menos eu fazia essas coisas, menos vontade eu tinha de fazer. Fui parando de fazer tudo, de sair, de beber, mas fazia atividade física para me sentir bem e ter condições de aguentar o “tranco” dos estudos.

Abrace o tédio. A vida de estudos para concurso é uma vida de tédio. Veja um episódio de Netflix à noite se der tempo, exceto se você não for aquela pessoa que trabalha o dia inteiro e tem que “espremer” cada minuto para estudar.

 

  1. Os militares saem na frente com relação a autodisciplina necessária para o estudo para concurso?

 

Tenho certeza! Existe uma tendência de aprovação de militares e muitos dos concursados são militares por causa da disciplina. Eles traçam objetivos, descobrem como faz e fazem incansavelmente todos os dias até desmaiar (até desmaiar não né pessoal).  

Militares costumam ser muito bons em concursos por causa da disciplina. Se você não é militar, então desenvolva uma disciplina militar, desde acordar e arrumar sua cama até manter seu banheiro arrumado.

Tudo isso vai lhe ajudar na disciplina que você vai construir durante o seu dia. Preste atenção! Você não vai conseguir ser uma pessoa largada, indisciplinada, que deixa tudo jogado, desarrumado, a vida um caos e ser um excelente estudante e altamente compromissado e disciplinado.

Uma coisa puxa a outra. A frase “Se você quiser mudar o mundo, comece arrumando sua cama” é totalmente verdadeira. A força de vontade é como se fosse um músculo que você tem que trabalhar em doses diárias para poder desenvolver.

Força de vontade de arrumar a cama, força de vontade de manter o banheiro arrumado, lavar a louça e mantê-la limpa, tudo isso irá lhe ajudar a desenvolver o músculo da força de vontade. Você será uma pessoa com mais disciplina, com mais autocontrole se cuidar das coisinhas pequenas do seu dia a dia.

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

TCU E RECEITA? PERCENTUAL DE ACERTO? MAPAS MENTAIS? DIOGO RESPONDE DÚVIDAS DE SEGUIDORES! EP. 1

CONCURSO DA RECEITA FEDERAL: O BÁSICO, O COMEÇO, SAINDO DO ZERO, PARA INICIANTES!

DÚVIDAS SOBRE A RECEITA FEDERAL: POSSE, REMOÇÃO, ESCOLHA DO TRABALHO, REPRESSÃO!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?