Skip to main content

Como aproveitar a ida e a volta do trabalho para estudar?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Editais, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Estudar indo para o trabalho! Como aproveitar aquele tempo inútil que poderia render boas horas de estudo? Confira as dicas!

 

Como aproveitar a ida e a volta do trabalho para estudar para concurso?

 

A maioria dos concurseiros trabalha o dia inteiro, e muitos, infelizmente, ficam naquela viagem para ir ao trabalho: 1 hora, 1 hora e meia de ônibus, de carona, enfim, do que for. 1 hora para ir, 1 hora para voltar, às vezes mais.

E são 2 horinhas sagradas se você está estudando para concurso. Porque, você chega em casa e consegue estudar umas 3, 4 horas no máximo. Duas horas a mais faria uma grande diferença.

 

Então, de que forma você pode estudar nessas duas horas, o que você pode fazer, quais estratégias eu já vi que são mais interessantes?

 

O primeiro exemplo é o exemplo mais trabalhoso. Um aluno meu fazia isso. Ele fazia a leitura do material grifando, o PDF, e ele fazia as revisões de 24 horas e as revisões de 7 dias.

Só que: durante as revisões de 24 horas, que são somente uma releitura das marcações, ele lia em voz alta e gravava. 

E aí, a revisão de 7 dias era feita ouvindo no carro, voltando do trabalho.

Dá um trabalho porque você tem que gravar, você vai ler a revisão em voz alta – isso faz com que seja um pouquinho mais lenta, mas traz esse benefício.

Ele simplesmente tinha que fazer as revisões de 24 horas em casa porque as de 7 dias ele fazia indo ou voltando do trabalho.

Uma outra forma é ouvir os vídeos das videoaulas que os professores fornecem junto com os materiais escritos, por exemplo.

Você vai para o trabalho e volta ouvindo aquele vídeo. Joga no celular, ou extrai o áudio, leva só o áudio no celular, e você vai ouvindo.

 

Mas, o que seria interessante fazer dessa forma?

 

A videoaula, quando o professor está gravando, que ele está explicando aquilo, fica muito mais fácil de entender, você consegue compreender melhor o que ele está falando. Ok?

Então, primeiro você faz isso, ouve a videoaula, depois você lê o PDF.

“Diogo, mas eu estou em casa, eu nunca pensei em fazer isso.”

Não, se você está em casa o dia inteiro, não faça isso, porque toma tempo.

Esse exemplo é para quem está se deslocando para ir ou para voltar do trabalho.

Ouça a videoaula antes de ler o PDF ou o capítulo daquela aula.

Com a videoaula, você vai entender melhor o que o professor está passando, e com o material escrito você vai pegar mais detalhes, você vai memorizar, você vai grifar o material.

As duas coisas vão trabalhar juntas, mas é mais interessante que você entenda antes e pegue os detalhes depois.

 

Então, primeiro, ouça a videoaula, e, depois, leia o material escrito.

 

Preferencialmente, no mesmo dia. Você volta do trabalho ouvindo a videoaula, chega em casa e lê o PDF.

Uma outra possibilidade é você fazer questões enquanto você está se deslocando.

Não é tão agradável porque você vai ter que ler, fica aquela coisa chacoalhando no ônibus, ou no carro, o asfalto brasileiro é uma porcaria, mas você lê um enunciado, lê uma resposta, lê outra, lê outra…

A coisa fica mais pingada e dá para fazer isso sim viajando de ônibus, andando de ônibus, alguma coisa assim.

A maioria dos cursinhos oferece um aplicativo com questões, você tem também sites especializados em questões que têm aplicativos, você consegue baixar no celular, é de graça a maioria, nem todos, mas dá para fazer sim e é uma boa forma de revisar.

É uma revisão via questões. Nesse momento, você já leu aquela matéria, você já leu aquela teoria, e você vai ficar treinando questões para ter contato com a matéria e, dessa forma, fazer uma revisão.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO CONSEGUIR CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS E DIMINUIR A ANSIEDADE?

PREGUIÇA AO ESTUDAR: SAIBA COMO VENCER ESSE MAL!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?