Skip to main content

Sono e preguiça além do normal na hora de estudar, o que fazer?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Se você sente um sono ABSURDO todos os dias e se a preguiça te impede de estudar e de fazer coisas importantes na vida, esse vídeo é pra você.

 

Como se livrar do sono insuportável na hora de estudar?

 

Estudar para concurso é um desafio, diversos aspectos, eu foco muito nas técnicas de estudo, formas de estudar, como encarar as disciplinas, como se organizar, como fazer ciclo de estudos, revisões periódicas…

Mas a verdade é que muitas pessoas não conseguem chegar nem nessa fase. Diogo, eu não consigo nem começar. Eu penso em estudar, eu sinto um sono absurdo, sinto uma preguiça, eu deixo sempre para depois…

É a tal da procrastinação, é o tal do “sono absurdo”. O meu segundo vídeo mais assistido nesse canal do YouTube é sobre o sono. Eu tenho técnicas de estudo das mais variadas, e o que mais bomba é como vencer o sono na hora de estudar.

Realmente isso acomete muitas pessoas.

Claro, tem aquele grupinho, aquela galera ali que realmente está com preguiça, não quer nada com nada…

Muitas vezes porque não sente ainda a necessidade real de mudar de vida, de conseguir aprovação para conseguir ter um futuro melhor, para ter um salário maior, para fazer menos horas extras… Falta um pouquinho de força de vontade.

 

Mas, há exceções… Tem gente que não consegue estudar e não é por falta de força de vontade.

 

É alguma coisa a mais, é como se fosse uma doença, como se fosse alguma coisa muito séria que te impede estudar.

Você não consegue acordar cedo, você não consegue se concentrar, a sua cabeça viaja longe, você tenta de todas as formas ler alguma coisa, e aquele sono parece que te abraça e ele fala, “não, cara, estuda isso amanhã. Tem problema não, relaxa, falta muito tempo para a prova ainda”.

Eu sei. Existe essa realidade também. Mas o que eu vim aqui falar nesse vídeo hoje é que existe uma possibilidade real que o que você tem não é falta de força de vontade.

É uma, não diria uma doença, mas é uma fisiologia diferente, é uma forma de funcionar do seu corpo diferente, que pode ser ruim, pode estar te fazendo mal em diversos aspectos.

Às vezes um simples remédio, ou então um complemento, um suplemento, pode fazer uma grande diferença na sua vida. E eu não estou falando de tomar nada ilegal, ou um melhorador de performance absurdo, uma coisa louca assim… Não!

E vou dar um exemplo pessoal, motivo pelo qual eu resolvi gravar esse vídeo para trazer essa informação para vocês.

 

Eu, há poucos dias, poucas semanas, descobri que eu tenho intolerância ao glúten. Achava que era a maior frescura, mas não é!

 

Eu tenho intolerância ao glúten e eu não sabia. E eu comi pão e pizza a minha vida inteira. Todos os dias. Eu comi pão duas vezes ao dia, em quase todos os dias da minha vida, e eu comi pizza pelo menos 2 ou 3 noites por semana.

Antes de casar, então, que eu não cozinhava nada, não tinha comida em casa, era só isso. E eu descobri que o glúten me faz mal, e eu fiquei curioso, fui olhar os sintomas de intolerância a glúten, o que ele causa. Tinha uns 15 sintomas diferentes. E eu resolvi experimentar cortar da minha alimentação.

Tem uma semana que eu não como glúten e aí as mudanças no meu comportamento estão visíveis para mim. Mas é muita mudança mesmo. Eu estou chocado.

Eu sentia um sono no final da tarde… 18, 19h, uma vontade desesperada de deitar um pouquinho para descansar, para dar uma quebrada no dia, e eu pensava: “pô, eu sou assim, né? Isso para mim é necessário, eu preciso disso para viver bem…”

Só que não! Depois que eu cortei o glúten, eu parei de sentir esse cansaço durante o dia. Aquela moleza, aquela preguiça passou.

E tem mais: o sono que eu senti de manhã a minha vida inteira, diminuiu para caramba.

Eu fiz a faculdade lá na UFES no Espírito Santo a tarde. Começava 13h a aula, e eu chegava atrasado de vez em quando porque não tinha dado tempo de acordar, almoçar e sair.

É uma coisa muito séria. E eu achava que eu era assim.

O glúten, talvez, mas é muita coincidência! Cheguei à conclusão que o glúten fazia isso comigo e eu comia ele todos os dias.

Eu estou conseguindo acordar muito mais disposto, eu estou conseguindo ficar muito mais disposto durante o dia inteiro, sem aquela vontade de deitar, de descansar, nada disso, porque eu tirei o glúten da minha dieta. 

O que eu estou querendo dizer aqui não é que o glúten faz mal para você e você tem que tirar o glúten, eu não sei se você tem esse problema de saúde.

 

Mas, se você tem algum sintoma muito forte, vá ao médico, faça um exame. Procure um profissional, se o sintoma que você sente é muito forte.

 

Ontem mesmo eu sugeri isso para uma aluna do coaching. Ela falou: “Diogo, eu continuo sem conseguir, eu tenho um sono muito grande, eu tomo remédio para tal coisa, mas não está resolvendo, eu sinto um sono absurdo…”

E eu falei: “pô, vamos fazer o seguinte: vamos trancar o coaching. Você não está estudando nada há semanas. Não está certo. Vamos trancar. Vá ao médico, faça esses exames, pegue os resultados, comece a tomar algum remédio se precisar tomar, alguma vitamina, algum suplemento, o que o médico prescrever…”

Disse ainda: “Comece a tomar os remédios e depois volta, depois me fala se está melhorando, se está fazendo efeito, se fez alguma diferença. Porque o que te falta não é técnica de estudo, não é mudança de comportamento aqui e ali, é alguma coisa mais séria.”

Essa minha aluna não estava conseguindo estudar nada, nenhum dia. Então, experimente isso, essa possibilidade de tomar um remédio, se for o caso. Vai que é isso que pode fazer a diferença para você e pode melhorar.

Procure um médico. Faça exames de sangue, veja se está tudo bem com você, se o seu corpo está funcionando normalmente ou se essas deficiências que você sente realmente são fora do normal.

Infelizmente, às vezes o que a gente acha que é a nossa personalidade, o nosso jeito, a nossa forma de ser, é simplesmente um desequilíbrio. Pode ser, pode não ser, mas só tem um jeito de descobrir: experimentando!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO APROVEITAR A IDA E A VOLTA DO TRABALHO PARA ESTUDAR?

CURSINHO PARA QUÊ?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 5 comentários

  • victor disse:

    Uma coisa que me ajudou em relação a preguiça foi o Text Aloud que eu comprei no Mercado Livre

  • Francislene disse:

    Bom Dia!
    Obrigada pelas dicas.

  • Patricia Aparecida Rezende Fonseca disse:

    Obrigada pela dica, como muito glúten, vou aderir à sua sugestão. Estou no segundo semestre do curso de bacharelado em direito, será que consigo passar em algum concurso, mesmo estudando uma graduação?

  • Norma Gomes disse:

    Tudo isso que você falou é a mais pura realidade e eu ainda acrescento a retirada do leite que é tão prejudicial quanto o glúten. Quando a médica tirou esses dois “venenos” até da depressão eu melhorei. Qualidade de vida 99% de bom.

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?