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Sono após o almoço? Descansar? Já leu tudo? Percentual de acerto adequado? Diogo responde! Ep. 3!

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Qual o % de acerto adequado em questões? O que fazer quando fechar o conteúdo todo antes do edital? Qual a importância do descanso no processo de estudo? Como superar o sono após o almoço? Confira as respostas!

 

  1. Qual o percentual de acertos adequado na resolução de questões?

 

Quando você está lendo o assunto pela primeira vez no PDF, o ideal é que você acerte 60% ou 65% das questões, entretanto, menos que esse percentual é interessante que você revise a aula antes de partir para a aula seguinte.

Se você já leu a matéria inteira, o seu percentual de acertos tende a ser maior, mesmo que você já tenha lido a aula muito tempo atrás.

O percentual de acertos varia, se você está no PDF, o percentual é mais alto porque o professor escolheu aquelas questões didaticamente, porém, se você está em um site de questões, como o Tec Concursos, QConcursos ou outro, seu percentual tende a ser pior porque são questões problemáticas, gabarito duvidoso.

Como melhorar?

Vá no Youtube, digite “Diogo Moreira 5 passos para acertar mais questões”, assista o vídeo que tem dicas bem legais. Basicamente você vai fazer as questões, anotar aquelas que está errando e vai revisar essas que está errando.

Faça questões, anote e revise. Crie um caderninho com essas anotações do que você está errando mais e releia esse caderninho de vez em quando. Não adianta fazer esse caderninho, largar na gaveta e nunca mais olhar para ele.

 

  1. O que fazer quando terminar de estudar todo o conteúdo do último concurso antes do edital?

 

Se o seu edital está muito longe e não tem a menor perspectiva de a prova aparecer, é interessante que você faça outra prova.

Veja alguma prova semelhante que esteja mais próxima e estude para ela. Isso é ideal para manter a motivação em alta, para treinar um estudo pós-edital (é uma dinâmica diferente do estudo pré-edital) e o concurso é isso, é tentar várias provas. Você pode morrer de amor pela Receita Federal e tentar fisco estadual ou municipal, isso faz parte do jogo.

Se “bateu” todo o edital, você perceberá que ficará meio entediado. Se ainda não está entediado, faça questões daquelas matérias que você já leu completamente anotando o que está errando e, de vez em quando, releia esse caderninho de anotações, mas comece a pensar em uma outra prova para fazer também.

 

  1. Qual a importância do descanso no processo de estudo?

 

Enorme! Se você tem pouquíssimo tempo para estudar por dia, vá estudar cansado mesmo, faça o melhor que você puder com aquilo que você tem. O jogo é assim! E as pessoas são aprovadas dessa forma, trabalhando o dia inteiro, com filhos pequenos.

Se você tem uma flexibilidade de tempo um pouco maior, então descansar aumentará seu desempenho, lhe dará mais disposição, a absorção do conteúdo será maior. Dormir bem melhora seu desempenho e sua memória.

Se você estiver buscando a alta performance em qualquer coisa, seja estudando para concurso, seja trabalhando, você perceberá que dormir bem lhe ajudará.

Tenho dois filhos pequenos e durmo mal com alguma frequência, faço plantão de 24 horas por 72 horas de descanso. Quando estou mais cansado porque dormi pior, eu tenho dificuldade de funcionar no dia seguinte, meus vídeos não ficam tão bons, não lembro direito o que quero falar e aí a produtividade cai.

Isso vale para você que estuda para concurso.

 

  1. Como superar o sono depois do almoço?

 

O sono após o almoço tem algumas raízes. Pode ter uma raiz genética muito forte e, se você estuda em casa, tire um cochilo de 30 minutos marcados no relógio, dificilmente você irá dormir pesadamente em 30 minutos.

Esses 30 minutos de sono após o almoço já serve como ciclo de sono, há uma teoria de que nosso sono gira em ciclos de uma hora e meia aproximadamente.

O ideal é que você durma 6 horas ou 7 horas e meia ou 9 horas por noite, varia de pessoa para pessoa, e faça 5 ciclos por dia, então daria 7 horas e meia (isso é bem teórico, cada pessoa tem sua realidade). Se você fizer 6 horas à noite e meia hora após o almoço, conta como 5 ciclos.

Podem ter algumas coisas que causam esse sono após o almoço, a principal delas é a alimentação. A forma como você se alimenta durante o dia pode estar contribuindo para o sono que você sente após o almoço.

Não é só o que se come no almoço. Comidas muito pesadas, de digestão lenta, muita carne e gordura exige muito do seu corpo na digestão e você sente aquela “maré” de sono depois do almoço.

Evite alimentos pesados como carne e gorduras na hora do almoço. Evite também café e muito açúcar durante o dia, porque você tem o efeito rebote. Da mesma maneira que você sente aquele pico de energia comendo chocolate ou tomando café após vem o buraco, o vale.

Tente manter uma coisa mais constante no seu dia a dia, evite esses altos e baixos para evitar essa queda tão forte depois do almoço.

Se você está estudando para concurso e está o dia inteiro em casa e tem uma rotina mais controlável, experimente ir reduzindo o café até retirá-lo (não o retire do dia para noite, isso pode causar dor de cabeça) e evite alimentos ricos em açúcar industrializado (chocolates, doces em geral, Coca-Cola etc) porque te dará um pico de disposição e, em seguida, te colocará em um buraco de indisposição.

Tente manter algo mais regular com alimentação e intervalos mais regulares sem excessos em qualquer horário do dia. Isso aumentará sua disposição para o dia inteiro e a tendência é que você não chegue cansado no final da noite.

 

SAIBA MAIS:

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