Skip to main content

As três fases do estudo para concurso.

 

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

As três fases do estudo para concurso.

 

Vamos lá, o que eu considero as três fases do estudo para concurso? A primeira fase é obviamente a fase inicial, isto é, quando você tem o primeiro contato com algumas das matérias mais básicas. Você tem o primeiro contato com algumas, e não com todas as matérias.

Você escolherá aquelas matérias mais extensas, que constituem a base do conhecimento no mundo dos concursos – que servirão também para outras provas. Começará por elas. No caso da área fiscal, temos os direitos Constitucional e Administrativo, e Português. Essas três matérias servem para praticamente todos os concursos.

Temos Raciocínio Lógico e Matemática – que vem logo em seguida. Também cai na maioria dos concursos. E no caso específico da área fiscal, Contabilidade e Direito Tributário. Notem que são quatorze as disciplinas do último concurso de Auditor da Receita Federal.

 

E começamos estudando seis.

 

Porque nessa fase inicial você não estudou recentemente, então ainda está sem ritmo. Terá dificuldades. Será o primeiro contato com os direitos – provavelmente. Então os direitos Administrativo e Constitucional são uma boa forma de iniciar o contato neste mundo dos concursos.

É importante que você consiga ver começo, meio e fim de algumas matérias. Aí está o grande lance. Se você pegar muitas matérias ao mesmo tempo, demorará ainda mais para chegar no final.

Se você pegar uma quantidade limitada de matérias, o que conseguiremos? Terminar matérias e passar para o que eu chamo de fase intermediária. Quando você começa a terminar as matérias básicas e inserir matérias novas.

Por que isso é uma fase? Primeiro, porque inserir matérias novas é um desafio. Como vou inserir? Onde vou inserir? Em qual momento do meu dia? Se eu já estava estudando o máximo do que eu aguento, como inserirei mais uma matéria?

E a dica é essa: na fase intermediária você está terminando as primeiras matérias. Terminou uma matéria, reduza a carga horária dela e coloque-a numa espécie de modo revisão. Eu gosto muito de primeiro revisar rapidamente a matéria – geralmente via questões – para depois continuar revisando, porém, focado nas dificuldades.

 

O que é a fase avançada?

 

Na fase avançada você já cansou de revisar as matérias iniciais, já inseriu diversas ou até mesmo todas as matérias. E você está no processo de manutenção. Na fase avançada você já aprendeu 70% da matéria. É hora de focar só nas dificuldades e fazer muitas questões de prova.

Você intercalará as duas coisas. É hora de lei seca, de buscar as decorebas, de pegar tudo aquilo que você não aprendeu e atacar. Repetir, ver várias vezes. Também tirar um tempo para fazer questões de prova. Porque é importante afiar-se nisso. Afiar-se cada vez mais na forma como a banca cobra os assuntos.

O auge da preparação do concurseiro, na minha opinião, é quando ele está focado só na resolução de questões, também naquelas revisões pontuais das dificuldades que tem.

 

Visando decorar as coisas que não entram na cabeça de jeito nenhum.

 

Decorar as expressões de Lei Seca na legislação, e assim evoluir de pouquinho em pouquinho para sair daquela zona de 70% de acerto que a maioria das pessoas está. E buscar 75% ou 80% de acerto. E assim, chegar na aprovação.

 

SAIBA MAIS:

Explicando como a gente esquece o que estudou

Concurso da Receita Federal: análise, histórico e dicas de estudo! (Live feita dia 31/03/22)

Revisar atrasa o seu avanço?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?