Feito é melhor do que perfeito

Por 11/03/2019 Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Estou fora de casa e não encontro as condições ideais para gravar videos novos. Eu sei que a vida de estudante também é assim, as coisas nunca estão perfeitas. Confira nesse post o que fazer nessa situação!

 

Você nunca tem aquela situação ideal, tem sempre um parente que te atrapalha a estudar em casa; a biblioteca que fica longe demais; o trânsito que é muito ruim.

 

O último vídeo que gravei para esse canal foi aqui e não estava perfeito também, o sol já tinha se posto, a iluminação não estava legal, ambiente meio escuro, tive que mexer na hora de editar e também não tinha tempo para editar.

Estou com uma filha recém-nascida e com um filho de 2 anos e meio dando trabalho e fazendo aquela bagunça que ele tem que fazer mesmo. E a vida de vocês também não é assim.

Quando vocês entram no meu canal e encontram tudo pronto, observam que no começo de 2019 há 115 mil inscritos e dizem: “Diogo está “mandando” muito bem, sabe fazer, para ele é fácil, é tranquilo.”

Esse canal no YouTube tem mais de 3 anos. Nos primeiros dois anos eu filmei com celular. Tenho vídeos antigos com conteúdo bem legal na minha opinião e o feedback que eu mais recebia era: “o áudio está baixo.” Pessoas descurtindo o vídeo porque o áudio estava baixo.

Quando você vê o resultado agora, me conhece e pensa: “É fácil, ele consegue fazer, assim é tranquilo.” E a vida de estudante também não é assim.

 

A verdade é que se eu tivesse preocupado em fazer exatamente da forma perfeita, com tudo a favor, eu não teria chegado até aqui, nesse mundo digital. Feito é melhor do que perfeito.

 

Quando você está buscando a perfeição, o momento ou a forma ideal, você na verdade está preocupado com o julgamento dos outros. Você está preocupado com o que vão pensar ao ver aquilo que você fez e que você sabe que poderia ser melhor.

É provável que isso esteja na sua cabeça, a perfeição que você está buscando nunca vai chegar. Os defeitos que você está enxergando estão aí só para você. A maioria das pessoas podem até perceber que alguma coisa não está tão boa, mas não vão se importar.

 

Você achar que tudo que faz tem que ser perfeito, tem que estar da melhor forma possível o tempo todo, é vaidade. Não é perfeccionismo. Se for perfeccionismo, então é defeito.

 

Isso pode ser uma qualidade para diversas coisas, mas na hora de estudar para concurso, pelo menos no começo, não é. 

Se você estuda para concurso, então ser organizado é uma boa característica. Você vai precisar saber exatamente como é que está em cada disciplina, em cada assunto. A organização é importante, mas a perfeição, não. Feito é melhor do que perfeito.

A forma como estudei para concurso foi com muita pressa, havia muita preocupação em cobrir o conteúdo inteiro, depois melhorar e depois pegar os detalhes.

Felizmente tive a clareza de pensamento para entender que ao fazer mapas mentais na minha primeira leitura eu estava gastando tempo. Algumas pessoas indicam e se deram bem com essa forma de estudo, mas se você está no começo, por exemplo, então o mapa mental ou algo muito detalhado vai te atrapalhar.

Eu percebi isso no começo e lembro que fiz os mapas mentais e os guardei na gaveta porque não estava dando tempo de fazer tanta coisa e cobrir tanto conteúdo. Seis meses depois, percebi que fiz mapas mentais de coisas absurdamente básicas, muito fáceis de saber.

“Diogo está no fim de uma tarde tranquila”, na verdade não. Há duas crianças vindo e vamos andar mais um pouco e fazer de conta que o ambiente está controlado e tranquilo, que eu resolvi andar porque quis.

O último vídeo que gravei tinha um inseto na lente da câmera. Enquanto gravava, andava, me preocupava com a iluminação e pensava no que eu ia falar. Parece fácil. Sei que a sua vida de estudante também não é fácil.

 

Se possível registre os seus principais momentos, suas principais dificuldades.

 

O ideal é fazer um diário, busque perceber sua própria evolução. Se você estuda para concurso há muito tempo, então você não lembra de como era no começo, qual dificuldade tinha e tudo que superou para chegar até aqui.

Se você está estudando há 6 meses, 12 meses ou 2 anos, então hoje você está muito melhor do que era antigamente, mas você não percebeu.

Tente dar uma olhada nos seus primeiros materiais, olhe suas marcações antigas, veja o que produziu no começo e as dificuldades que você encontrava. Dê uma olhada e perceberá o quanto já cresceu.

Eu fiz um post no Instagram de uma frase que encontrei na Internet (@profdiogomoreira) e ela dizia: “Má notícia: você está crescendo e isso é desconfortável. Boa notícia: é desconfortável, mas você está crescendo.”

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

VÁRIOS CONCURSOS PARA AUDITOR

COMO COLOCAR AS REVISÕES EM DIA

COMO SE PREPARAR PARA VÁRIOS CONCURSOS AO MESMO TEMPO?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixe seu comentário 3 comentários

  • Leandro Verly disse:

    Sensacional!!!!
    O Melhor vídeo motivacional que já vi, de uma forma simples conseguiu dar o seu recado, justamente o que eu precisava ouvir.
    Muito Obrigado!!!

  • César Augusto disse:

    Parabéns professor …
    Apesar de não me conhecer
    sou seu fã …..
    Adoro e curto muito suas dicas …
    Sempre que posso eu o assisto …
    Infelizmente sou aquele estudante …
    De altos e baixos ……
    Estuda …. Para ….. Estuda …. Para ….
    Mas tenho esperança de vencer ….
    Pretendo ser auditor fiscal da RFB.
    Já passei um pouco pela 15 matérias …
    Sei que é possível …..
    Me basta disciplina e resiliência …..
    Ah ….. Tenho 45 anos …..
    Já sou um pouco coroa em vista da molecada que está começando agora.
    Um grande abraço e parabéns pela sua bela família !!!!!
    Fique com Deus !!!!!

  • César Augusto disse:

    Parabéns professor …
    Apesar de não me conhecer
    sou seu fã …..
    Adoro e curto muito suas dicas …
    Sempre que posso eu o assisto …
    Infelizmente sou aquele estudante …
    De altos e baixos ……
    Estuda …. Para ….. Estuda …. Para ….
    Mas tenho esperança de vencer ….
    Pretendo ser auditor fiscal da RFB.
    Já passei um pouco pelas 15 matérias …
    Sei que é possível …..
    Me basta disciplina e resiliência …..
    Ah ….. Tenho 45 anos …..
    Já sou um pouco coroa em vista da molecada que está começando agora.
    Um grande abraço e parabéns pela sua bela família !!!!!
    Fique com Deus !!!!!

Deixar comentário