Skip to main content

LDO 2019 e os concursos públicos

Por 02/08/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Notícias, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

 

LDO 2019 e o futuro do concurseiro…

 

A Lei de diretrizes orçamentárias para 2019 foi aprovada na semana passada e ela basicamente proibiu quase todas as nomeações de novos aprovados em concursos públicos no ano que vem.

Eu não vou entrar em detalhes, pois já existem muitos vídeos no YouTube falando a respeito, mas basicamente só conseguiram escapar concursos das áreas de:

  1. Educação;
  2. Segurança Pública;
  3. Defesa;
  4. Saúde;
  5. Agência Nacional de Águas;
  6. Concursos que tiveram o edital publicado até Junho de 2018.

Esses concursos terão nomeações normalmente em 2019.

Lembrando que os concursos referidos são FEDERAIS, a LDO/2019 é valida para Judiciário, Legislativo e Executivo federais!

Isso quer dizer que não vale para concursos distritais, estaduais e municipais. Pode ser esses entes da federação sigam o mesmo texto para suas respectivas leis orçamentárias, pode ser que não, mas por enquanto está traçado esse cenário.

 

Qual é a chance dessa LDO/2019 prosperar realmente?

 

Se a sua pergunta é se a LDO vai continuar tendo validade para o ano que vem, provavelmente sim!

 

Concursos em 2019? Vão ter ou não? E concurso da Receita Federal?

 

Um aluno meu do coaching me procurou na semana passada angustiado, querendo saber o que fazer diante desse panorama.

A situação específica dele é que ele vem estudando para a RFB há um ano e meio, já venceu todas as matérias básicas, inclusive já estão no “modo revisão” e ele já está inserindo novas matérias no ciclo de estudos dele, está desenvolvendo o estudo e torcendo para essa prova não demorar muito, lógico em um tempo razoável para ele estar bem preparado.

O fato é que se o concurso demorar muito para acontecer, terá a problemática da motivação “pegando”, pois esse aluno já está estudando há mais de 1 ano e meio direto, pensando em uma prova que não está dando sinal ainda de que vai sair, então fica aquela angústia.

Com essa notícia vem um desânimo geral: quando será essa prova? Não quero desviar o meu foco, eu quero a Receita Federal, não sei o que eu faço! E agora? Ano que vem não vai ter concurso! 

Esse meu aluno especificamente largou o emprego para estudar, então a angústia vem com essa insegurança, com esse medo de quanto tempo será necessário continuar estudando até passar no concurso da Receita Federal. 

 

O que está afinal previsto para o ano que vem? O que temos de notícia? Qual será a realidade dos concursos federais em 2019? 

 

Primeiramente eu te aconselho a ficar esperto! Se alguém te disser que sabe como é que vai ser, não é bem por aí, o cenário está muito nebuloso para o ano que vem, nós não sabemos quais as alterações que podem ocorrer. O fato é que o cenário real é que, por enquanto, as nomeações estão proibidas para 2019, salvo as pequenas exceções que disse anteriormente. 

Falando especificamente de Receita Federal a chance maior é de não haver nomeações, pois essa é a regra, a lei diz isso, estão proibidas!

E no caso de você que está estudando para a Receita Federal, é hora do desânimo completo? Quando é que virá essa prova?

Já temos muitos falando em segundo semestre do ano que vem, pois aí daria tempo do concurso acontecer e a nomeação sair só em 2020. É uma aposta conservadora e real, considero racional um concurso da Receita Federal no segundo semestre de 2019. Mas isso é uma conjectura, um chute completo, pois não temos nenhuma notícia oficial e nem boato extraoficial sobre isso. 

 

Mas, por que estou falando isso? 

 

Aqui vem os exemplos práticos! 

O edital da prova para Auditor-Federal da Receita Federal no qual eu passei, saiu em 2009, bem no finalzinho de setembro e eu só fui tomar posse em julho do ano seguinte (2010), foram 9 meses inteiros de espera, ou seja, da publicação do edital até a nomeação decorreu esse tempo.

Opa, Diogo, então espere aí, se a nomeação é só em 2020, essa prova pode vir ali no início de abril, se seguir a regra dos 9 meses até a nomeação…

Sim, poderá vir porque a Receita Federal tem interesse de nomear o mais cedo possível. Não estou dizendo que irá sair tudo no dia 2 de Janeiro, mas os órgãos devem se movimentar no ano que vem para conseguir as nomeações em 2020. É o que qualquer órgão vai tentar, muito provavelmente. 

Mas a nomeação em 9 meses foi em 2009, no seu concurso, Diogo, como foi em 2012 e 2014?

Em 2012 foram 11 meses e em 2014 foram 9 também. Então esse período de 9 a 11 meses é absolutamente normal e aconteceu nos últimos 3 concursos. Dentro desse panorama é possível sim um edital no começo de 2019. Eu aposto a partir do segundo trimestre. 

 

Quero sua atenção para um fato: nesse momento estamos no início de Agosto de 2018!

 

Isso significa que temos pouco tempo até o final do ano e não temos tanto tempo assim até o segundo trimestre de 2019.

Se você ainda está no começo da sua preparação não há que desanimar se você está começando hoje e essa prova vir daqui a 9 meses mais ou menos, você está com pouco tempo para se preparar para a Receita Federal! Sim! No meio disso tudo, desse “caos do apocalipse” você está com pouco tempo para se preparar, tem que acelerar e não pode vacilar!

Se você está terminando as matérias do ciclo básico agora, como eu falei em um outro vídeo sobre o ICMS/SC, você vai poder começar a flertar com outras provas estaduais e municipais, mas se você vacilar vai acabar perdendo tempo de preparação para a Receita Federal!

Nada de errado com isso, tem gente que faz outras provas, é normal, todo mundo começa estudando para a Receita Federal e depois migra para alguma outra prova, mas é possível que isso te atrapalhe na sua preparação para a Receita Federal.

Então, se você já leu todas as matérias do concurso para o qual você está estudando, se tiver como focar em um concurso parecido, beleza! Foque nele por enquanto, pois pode ser que a sua prova venha daqui a uns 9 meses. 

Se você ainda está no começo da sua preparação, não dá para ficar de “mimimi”, para desanimar e nem para vir com historinha não! Você nem tem tanto tempo assim para se preparar, a gente pode ter vários concursos em 2019, já prevendo uma nomeação para 2020. Não dá para vacilar!

Quem é que pode dar uma “desanimadinha”? Aquele cara que só quer Receita Federal, já está pronto, já leu tudo e não quer fazer nenhuma outra prova, aí sim, me desculpe a sinceridade, a sua prova pode demorar um pouquinho. Apesar de ter gente falando aí de concurso da RFB em 2018, isso agora ficou para trás na minha opinião.

Bom, mesmo assim você só vai dar essa “desanimadinha” porque quer! Concursos como ICMS/SC, ICMS/RS e outros concursos como Tribunais de Contas vão surgir nos próximos meses, serão oportunidades, provas boas para você fazer. Só desanima quem quer!

Eu sei que essa jornada é árdua, eu sei que é cansativo, eu já estive aí como você, mas coloque o seguinte na sua cabeça: se você leu tudo de todas as matérias, já revisou elas várias vezes e está só treinando via questões há muito tempo e já está craque, com percentual de acerto alto? Se sim, você pode desanimar um pouquinho. Se não, você tem que aproveitar e melhorar.

 

As pessoas me perguntam: Diogo, como você fez para não desanimar nunca? Para manter a sua motivação em alta sempre?

 

Eu estudei com pressa! Eu sabia que a minha prova poderia vir a qualquer momento e que ela viria antes de quando eu estivesse pronto. E foi o que aconteceu!

Por isso eu estudei com pressa, não vacilei um dia, não vacilei uma semana, eu estudei focado sem dar vacilo, sem perder tempo com YouTube, sem ficar correndo atrás de notícias sem ficar lendo as notícias ou como concurseiro “netflix” assistindo muitos vídeos.

Pegue o material, estude e faça a sua parte! Você não tem o controle de quando a prova vai vir! O que você pode fazer é estar pronto quando chegar esse dia.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

TERMINEI DE ESTUDAR UMA DISCIPLINA! E AGORA?

5 PASSOS PARA ACERTAR MAIS QUESTÕES

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?