Skip to main content

Devo manter os estudos em segredo? Como me livrar do tal “olho gordo”?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Editais, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Existe olho gordo contra quem está estudando para concurso público? Contar para as pessoas atrapalha a preparação? É melhor manter em segredo os seus estudos? Confira!

 

Devo manter o estudo para concursos em segredo?

 

Como se livrar do tal do olho gordo? Como se livrar do Zeca Seca Pimenteira? Enfim. É importante manter o seu estudo para concurso em segredo?

Por que que muitas pessoas dizem que ficar contando é ruim e até atrapalha na hora da prova e pode diminuir a sua pontuação?

Dizem a mesma coisa de, por exemplo, comprar um imóvel. Quando você vai comprar um imóvel, não deve contar para ninguém até o negócio estar completamente fechado.

A mesma coisa vale para outros aspectos da vida, quando você está quase alcançando, já está com vontade de contar, e aí você conta e o negócio dá errado.

 

Por que isso acontece?

 

Todos nós temos pequenas vitórias e pequenas derrotas, às vezes grandes, no decorrer da nossa vida. Muitas vezes, semana a semana, tem uma coisinha que a gente manda muito bem, tem algumas coisas que a gente estava esperando que ia dar errado.

Mas por que que algumas marcam tanto a ponto de você pensar, “eu nunca mais vou contar nada para ninguém antes da hora”.

O motivo é muito simples: não são as derrotas que doem, são a percepção do outro de que você errou ou de que você perdeu. É isso que dói!

Então, você pode ter 4 derrotas do mesmo tamanho, as 3 primeiras você não contou para ninguém, ficou tranquilo, aquilo ali não doeu, você se virou, achou melhor e tal. A 4ª você contou para todo mundo que estava quase conseguindo, e aí você perdeu. Essa dói muito mais!

Podem ser todas do mesmo tamanho, por exemplo, podem ser 4 concursos. Você fez os 3 primeiros numa boa, não contou para ninguém, também não passou, ficou mal colocado, e aí o 4º você contou, foi muito mal, e a sua colocação foi uma porcaria e não deveria ter falado nada para ninguém…

Por quê? Porque dói muito mais quando os outros estão vendo. Esse é o problema.

 

Então, no final das contas, a coisa depende muito da sua autoestima e da sua confiança em você mesmo.

 

Quanto mais seguro você está, e quanto mais livre dessa vaidade, dessas coisas que as outras pessoas pensam de você, mais tranquilo você vai ficar com relação as suas derrotas.

Não é o olho grande, não é a negatividade do outro que faz aquilo ali sair do lugar. É o modo como você sente a derrota.

As coisas podem ser completamente iguais e você sentir de uma forma muito diferente, porque você se sente exposto, vulnerável, porque parece que o mundo inteiro está olhando para você.

Se você não sabe lidar bem com esse tipo de situação, melhor não contar para ninguém. Mas, como diz meu pai, que é espírita, a macumba só pega em quem acredita nela.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO INSERIR MATÉRIA NOVA NO CICLO DE ESTUDOS?

COMO INSERIR A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES NO CICLO DE ESTUDOS

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?