Muito tempo sem estudar? Veja como retomar

Por 26/03/2019 Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Como retomar os estudos depois de muito tempo parado? Essa foi a dúvida de dois alunos meus do coach. Nesse video eu explico a melhor estratégia a seguir.

 

Como retomar os estudos depois que você ficou muito tempo parado?

 

Esse canal no Youtube também não pode parar e como o Professor Diogo está completamente sem tempo, ele está gravando e dirigindo ao mesmo tempo (não façam isso em casa).

Recentemente recebi duas dúvidas de alunos do Coach, dúvidas essas que eram idênticas e diziam: como retomo os estudos depois que fiquei muito tempo sem estudar?

Nesses dois casos eles ficaram em torno de 2 meses sem estudar e não sabiam se retomavam fazendo uma revisão das marcações, ou se faziam questões, ou se olhavam as aulas antigas, ou só retomavam de onde parou.

 

Essa dúvida é normal e acho que vale a pena falar sobre isso.

 

Depende de quanto tempo você ficou parado. Se você ficou de 3 a 4 semanas parado, basta pegar as últimas aulas estudadas, dar uma relida, ler as marcações, voltar uma aula ou uma aula e meia, retomar o raciocínio e seguir adiante.

Se você ficou 2 ou 3 meses sem estudar, então “o buraco já é mais embaixo”.

Foi o caso de uma aluna que ficou exatamente 3 meses sem estudar. Qual o problema com isso? O problema foi ter esquecido os assuntos que você já estava lendo quando parou e também aqueles que você já tinha lido há muito tempo.

Imagine que você começou a estudar no mês 1 e continuou até o mês 9, parou durante 3 meses e retomou no mês 12. Você parou no mês 9, mas o assunto estudado no mês 4 ou 5 você não revisa há algum tempo e ficará com muito tempo sem revisão se não as retomar agora.

Nesse caso, ficando 3 meses sem estudar, a recomendação é dar uma revisada geral, ou seja, tudo que você já tinha estudado desde o início, se for possível.

 

Como fazer essa revisão geral?

 

Preferencialmente via questões porque vai ser mais rápido. Não precisa refazer todas as questões, basta fazer metade ou uma questão a cada três. E como fazer metade? Basta fazer uma questão e pular a próxima, ou seja, você pode ou fazer as pares ou fazer as ímpares.

Se você refizer todas as questões pares de todas as aulas, então conseguirá dar uma boa revisada e terá a certeza de que cobriu todos os conteúdos.

Além disso, qual é a outra grande vantagem de fazer revisão via questões? A grande vantagem é retomar o ritmo de estudo e a concentração até então perdidos pelo fato de você ter ficado tanto tempo parado.

Com isso, o tempo passa mais rápido, você se distrai menos, é mais interessante e gostoso, ou seja, fazer questões é a melhor forma de retomar os estudos de quem ficou muito tempo parado.

Você vai levar 2, 3 ou 4 semanas para fazer essa revisão via questões.

O lado positivo é que você conseguirá dar uma revisada geral nas matérias, identificar quais assuntos já esquecidos, chamar atenção para esse fato, ganhar ritmo de leitura e estudo simplesmente pelo fato de ter ficado concentrado (a) resolvendo questões durante todo esse tempo.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

VÁRIOS CONCURSOS PARA AUDITOR

COMO COLOCAR AS REVISÕES EM DIA

COMO SE PREPARAR PARA VÁRIOS CONCURSOS AO MESMO TEMPO?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário