Skip to main content

Resumos no estudo para concurso: vale a pena fazer?

Por 02/10/2016janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Quais são os prós e contras de fazer resumos no estudo para concurso? Quando eles devem ser feitos e para que servem?

 

Resumos: vale a pena fazer?

 

Essa é uma pergunta que quem está estudando adora fazer. A maioria de nós tem uma sensação muito grande de que só aprende se fizer um resumo.

Eu conheço essa sensação, ela vem em quase todos os alunos que entram para o coaching, e eu digo a mesma coisa para eles: é só uma sensação!

Fazer um resumo é tão eficaz quanto marcar o material. Porém, os dois têm eficácia zero se você não revisar.

Por que sugiro fazer marcações, então, ao invés de resumos? Porque os resumos tomam muito tempo, eles dão muito trabalho. Então, a marcação é mais rápida, é mais limpa, você pode só reler depois as marcações na hora de revisar.

 

“Diogo, então, resumo é uma ferramenta ‘do mal’, eu não devo fazer de forma nenhuma?” 

 

Não é bem assim! Se você está com dificuldade, por exemplo, em Contabilidade, você precisa fazer algum esquema, precisa fazer algum resumo para conseguir evoluir na matéria.

Mas existe sim um momento muito importante em que você deve fazer resumos, e esse momento é lá na frente depois que você já leu a teoria inteira, depois que você já marcou o seu material todo, você fez muitas revisões e muita resolução de questão.

Nesse ponto você vai ter uma maturidade, uma experiência no conhecimento daquela matéria para saber o quê que merece um resumo.

Você não vai fazer um resumo da matéria inteira como se fosse guardar na Biblioteca Nacional, para o futuro. Não!

Você vai fazer um resumo voltado para aquilo que é mais difícil, para o que você erra sempre e para as decorebas (porque têm algumas coisas que precisam ser decoradas).

Para isso o resumo é útil!

Mas, você não saberá identificar esses pontos no começo do seu estudo. Por isso você tem que fazer um estudo mais fluído no começo e deixar os resumos para quando você tiver maturidade, experiência na matéria para saber o que merece um resumo, um esquema ou um mapa mental.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO ESTUDAR TUDO ISSO?

COMO CONCILIAR O TRABALHO COM OS ESTUDOS? 

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?