Skip to main content

Polícia Federal 2018 – Agente e Escrivão – Análise do edital e uma novidade imperdível!

Por 15/06/2018julho 29th, 2018Editais, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Edital da Polícia Federal publicado no dia 15/06/2018!!! Analisarei aqui tudo que você precisa saber para se preparar para os cargos de Agente e Escrivão, incluindo todas as mudanças, as novidades e as novas estratégias a serem traçadas de acordo com as inovações que a banca trouxe. Confira!

Estamos em uma curtíssima reta final de 65 dias da data de publicação até a prova.

 

Banca

 

A banca é o CEBRASPE (CESPE), como todos já sabiam, a prova será realizada no dia 19/08/2018.

 

Dá para conciliar a prova para os dois cargos?

 

Não dará para conciliar a prova para os dois cargos, pois ocorrerão nos mesmos dia e horário. Você terá que escolher um dos dois.

O conteúdo a ser cobrado para os dois cargos é exatamente igual, com exceção da matéria de Arquivologia que cairá apenas para escrivão e não para agente.

Há uma grande diferença no quantitativo de vagas: tremos 180 vagas no total para agente e 80 vagas no total para escrivão, englobando as vagas de cotas para negros e para portadores de necessidades especiais, sendo que essas últimas se não forem preenchidas serão revertidas para a ampla concorrência.

Será um desafio escolher entre os cargos, os dois cobrarão exatas e um tem mais vagas que o outro, será como a maioria vai pensar? No óbvio ou no alternativo? Fica a dúvida.

 

Primeira novidade…

 

A primeira novidade é bombástica! A Polícia Federal criou dois cargos novos: agente de informática e escrivão de informática… calma, estou brincando, mas poderíamos dizer que sim, pois termos 36 questões de informática junto com a matéria de tecnologia de informação em cada uma das provas para os cargos de agente e escrivão.

 

Notícias boas e ruins…

 

A matéria de Administração e Atualidades saiu dos cargos de agente e escrivão e não irão deixar saudades (rs).

A matéria de Economia saiu do cargo de agente, o que é ótimo por ser uma das matérias mais difíceis e que todos os concurseiros tem muita dificuldade.

A má notícia é que Contabilidade Geral será cobrada agora também para escrivão, para infelicidade daqueles que não gostam de exatas.

Teremos também uma ênfase maior na matéria de Estatística para os dois cargos (agente e escrivão), veio como uma matéria separada. Trata-se de uma matéria difícil, chatinha de estudar e tomará algum tempo.

 

Prova Discursiva

 

Teremos discursiva! Serão 13 pontos para ela, contra 120 da prova objetiva. O edital não foi muito claro a respeito, falando que o tema será “escolhido pela banca”. Acredito que não será cobrado assunto de conhecimentos específicos, caso contrário, estaria consignado no edital, então teremos um tema de conhecimentos gerais.

Existe pontuação mínima para discursiva que é de 50% e serão corrigidas as discursivas que ficarem na classificação em até 4 vezes a quantidade de vagas do cargo.

Detalhe importante: A nota da discursiva será o primeiro critério de desempate depois do critério de maiores de 60 anos.

 

Prova prática de digitação

 

Essa será específica para o cargo de escrivão, basicamente durará 10 minutos e você terá que digitar bastante.

 

Mais novidades…

 

O CESPE decidiu dividir a prova em três blocos, bloco 1, bloco 2 e bloco 3.

O bloco 1 terá bastante matérias, em torno de 8 matérias para 60 questões. São elas: Português, Raciocínio Lógico, Estatística, Administrativo, Constitucional, Processo Penal, Penal e Legislação Especial – 7 ou 8 questões por matéria em média.

No bloco 2 a matéria de Informática irá reinar soberanamente em 36 questões.

No bloco 3 teremos uma diferença entre os cargos: para agente serão 24 questões de contabilidade e para escrivão serão 24 questões de contabilidade e arquivologia (o edital não foi preciso em quantas de cada uma, talvez 12 de cada ou um pouco mais de Arquivologia)

 

Diferença de quantidade de questões entre as matérias do bloco 1

 

Essa análise será feita conforme o último edital e deve ser levada em conta sim para direcionamento do seu estudo, de maneira que você consiga colocar uma carga horária maior para cada matéria que teve mais questões e otimizar o seu desempenho na prova.

No último concurso para agente e escrivão, tivemos as matérias de Administrativo, Constitucional e Legislação Especial em menor relevância. Se você dedicar muito tempo a elas agora você tem a expectativa de ganhar menos pontos. Isso de acordo com o último edital.

Já Penal e Processo Penal tiveram um pouquinho mais de relevância para escrivão do que para agente. Se embolaram um pouquinho com Raciocínio Lógico no número de questões, mas são as segundas matérias que tem menor relevância.

Na última prova Português e Informática tiveram grande relevância, ainda mais agora que saiu o edital, sabemos que Informática será a que terá maior relevância. No último concurso tivemos muitas questões de Português, então você já pode esperar que nessa prova, dentre as 60 questões do bloco 1, Português tenha uma quantidade maior de questões, algo em torno de 12 a 15, deixando em torno de 4 questões para as demais matérias desse bloco.

 

Contabilidade Geral…

 

A notícia ruim, especialmente para escrivão, é que agora ela será cobrada para esse cargo. Se você estava estudando para agente e deixando essa matéria um pouco de lado, o edital surpreendeu e você terá agora que dar uma atenção especial a ela.

A boa notícia é que essa matéria não é tão difícil assim para esse edital, o conteúdo programático não está tão absurdo quanto ao da área fiscal. Embora ainda seja uma matéria um pouco mais complexa e você deverá dedicar uma atenção especial a ela.

 

Informática e Contabilidade Geral

 

Deverão ser as suas “matérias preferidas” a partir de agora. Talvez tenha que ficar todos os dias ou com mais frequência no seu ciclo de estudos, dependendo de como você está se preparando.

Informática é difícil especialmente se você nunca foi um nerd informático e talvez precisará de assistir videoaulas para visualizar certos procedimentos.

 

Conselhos para pós-edital

 

De uma forma geral, o segredo do pós-edital é você fazer muitas questões do CESPE, esqueça as revisadas na parte teórica.

Se você ainda tem muito conteúdo programático para estudar uma saída é começar a estudar os assuntos cobrados com mais frequência pela banca. Tem como fazer essa análise através do site do TECConcursos, por exemplo.

 

Lançamento da Academia Avançada Prof. Diogo Moreira para a Polícia Federal – acompanhamento completo no pós-edital!

 

Trata-se de um acompanhamento avançado específico para os cargos de agente e escrivão da Polícia Federal.

O curso conta com uma planilha “mega, power, ultra e sinistra” para o seu acompanhamento, toda personalizável para o seu perfil, levando em conta as horas que você tem disponíveis para o estudo, o conteúdo que você já estudou, as matérias que ainda terá que estudar, direcionamento para as matérias mais relevantes, considerando o edital e o peso para cada matéria, dificuldades e facilidades em cada conteúdo, enfim, você terá uma ferramenta poderosa nas mãos e saberá exatamente o que fazer todos os dias. É um ciclo de estudos completo online feito sob medida para você!

Essa planilha traz inclusive uma perspectiva de qual será a sua nota na prova, baseada na análise por matéria, permitindo que você melhore a sua nota em uma das matérias para melhorar seu desempenho final, é sensacional!

Teremos simulados periódicos até a data da sua prova, desde o primeiro simulado para nivelamento quando você se matricular. Teremos um ranking comparativo das notas dos alunos também, dentro de cada matéria, inclusive e preservando os nomes de cada um.

Termos sessões de vídeo para a turma ao vivo, para sanar todas as suas dúvidas, dando conselhos e analisando as novidades que surgirem e que merecerão ser comentadas.

Teremos também um fórum para troca de experiências entre alunos dessa turma da PF.

Para mais informações clique abaixo:

Concurso Polícia Federal 2018

Recado – atualização do ebook da Polícia Federal para agente e escrivão

 

O ebook da Polícia Federal para o cargo de agente e escrivão será atualizado até o dia 17/06/2018 e todos os que comprarem ou os que já compraram receberão o material atualizado por e-mail, fiquem tranquilos!

Esse ebook conterá o passo a passo com estratégias para o pós-edital, ou seja, como você deverá estudar na prática para essa reta final.

Para mais informações sobre o ebook, clique abaixo:

Polícia Federal 2018

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

COMO TER MAIS TEMPO PARA ESTUDAR?

TERMINEI UMA DISCIPLINA. E AGORA?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Compartilhe este post por meio dos links abaixo!

Até a próxima!

Deixe seu comentário 2 comentários

  • karoline disse:

    contabilidade é da área de humanas
    beijos de luz

    • Prof Diogo Moreira disse:

      Olá Karoline! Obrigado pela sua observação. Quando disse que “A má notícia é que Contabilidade Geral será cobrada agora também para escrivão, para infelicidade daqueles que não gostam de exatas.” justifica-se pelo conteúdo da matéria abranger cálculos.
      Sucesso nos estudos!

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?