O problema de revisar demais

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Afinal, como é que nós fazemos as revisões periódicas? Nesse vídeo falo como fazer uma organização de modo a não implicar no acúmulo posterior de revisões. Confira!

 

Como são feitas as revisões periódicas?

 

“Professor, minha esposa estudava para concurso, tinha o dia inteiro livre e fazia revisões periódicas de 24 horas, 7 dias e de 30 dias. Ela tinha uma carga horária alta, estudava várias matérias todos os dias, mas as revisões começaram a se acumular e ela, praticamente, só fazia revisões acabando por não ver mais nenhuma matéria.”

Como organizar essas revisões periódicas?

Essa dúvida nos foi enviada por um aluno do Coaching na primeira sessão ao vivo de boas-vindas.

As revisões periódicas podem ser consideradas uma armadilha, porém muito importantes. Se não houver um planejamento correto, haverá atraso nas revisões e, com a proximidade das revisões de 30 e 90 dias, é provável que você esteja apenas revisando e esquecendo que existem matérias para serem lidas.

 

É também um erro muito comum não prever corretamente o tempo de revisão.

 

Existem pessoas que calculam o tempo de estudo com 4 horas líquidas diárias, por exemplo, mas se esquecem que depois terão uma revisão de 24 horas e acabam estudando um pouco mais, aumentando para 5 as horas líquidas diárias. Daqui a 7 dias haverá outra revisão e, novamente, aumentará sua carga horária.

 

O problema é que o limite foi ultrapassado e o resultado é a perda de estudo.

 

Esse cenário não é tão comum nas revisões de 24 horas e de 7 dias. Afinal de contas é possível realizar hoje a revisão do dia anterior e de 7 dias atrás. Nesse caso, no máximo na semana seguinte, é possível organizar o ciclo refazendo-o prevendo essas revisões.

O grande problema está nas revisões de 30 dias, porque depois de um mês é possível que nem se lembre mais da matéria devido ao tempo decorrido. Quando chega esse dia atrapalha todo o ciclo de estudo.

Para quem é apaixonado pelas revisões de 30 dias a solução é prever daqui a um mês.

Como vai ser daqui a um mês fazendo as revisões de 24 horas, de 7 dias e de 30 dias?

Pegue o tempo que será gasto daqui a um mês com essas revisões de 30 dias e estude agora um tempo a mais com as matérias. Quando chegar o momento da revisão de 30 dias inclua a revisão e reduza um pouco as horas das matérias, assim saberá seu tempo disponível.

Se tiver que estudar três matérias por dia e resolver incluir quatro, daqui a um mês acontecerá essa revisão e pode complicar. Então, mantenha apenas as 3 matérias e aumente a carga horária de cada uma. Por exemplo, utilize 80 minutos para cada matéria. Daqui a um mês reduza para 60 minutos cada uma e o tempo disponível será para a revisão.

 

Minha sugestão é: não faça as revisões de 30 dias.

 

Faça apenas as revisões de 24 horas e de 7 dias e depois faça sucessivas revisões via questões do seu material ou de site de questões.

 

Faça revisões futuras via questões.

 

Se você tem revisões de 24 horas, 7 dias, 30 dias, 90 dias daqui a pouco terá apenas revisões no seu ciclo. Você terá muita matéria para ler e gastará seu tempo só com revisões.

Se você estudar uma matéria de forma direta, revisar quase nada e ao final dela conseguir fazer múltiplas revisões ou treinar questões buscando detalhes é possível levar dessa forma.

Porém, se você for muito lento, muito minucioso na matéria, pegando cada detalhe, fazendo múltiplas revisões, avançando pouquíssimas páginas, então daqui a 4 meses você não vai ter avançado quase nada e por um bom tempo sem ver as aulas iniciais.

Dessa forma, é necessário fazer mais revisões para não esquecer as aulas iniciais considerando que você está na metade da matéria e ainda falta muito para terminá-la, sendo assim, já terá esquecido as aulas iniciais.

É como se fosse um redemoinho te puxando para baixo e a tendência é você não conseguir sair dessa situação.

 

Portanto, feito é melhor do que perfeito.

 

Faça algumas revisões, tente ser mais rápido e não seja tão minucioso na primeira leitura da matéria para não ficar preso nesse redemoinho.

É isso que ensino no Coaching: revisões de 24 horas, de 7 dias, de como fazer uma revisão aproximadamente em dois meses e como revisar depois que a matéria é lida por inteiro, e assim sucessivamente.

Esse tema já foi tratado em outros vídeos no nosso canal. Aproveite para ver essa playlist de técnicas de estudo e veja os vídeos mais antigos que contêm muita informação legal para você.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO COLOCAR AS REVISÕES EM DIA

DIFÍCIL ESTUDAR EM CASA

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário