Skip to main content

Sistemas de estudo

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Se você tem um estudo de longo prazo (se quer passar em um concurso, vestibular ou algo parecido), você tem que ter disciplina e, para isso, precisa de sistemas.

Como implementar sistemas para a máxima eficiência do seu estudo?

 

Você precisa entender como é a sua rotina e o que tem que ser determinado para que você faça todos os dias da forma mais parecida possível. É isso que vou te ensinar. Quanto mais você depender de inspiração, vontade ou motivação para estudar, menos sucesso você terá.

Ninguém está inspirado todo dia, ninguém está motivado todo dia e algumas pessoas estudam simplesmente tudo que elas precisam estudar todos os dias. Como você faz isso? Você faz isso à base de sistemas.

Algumas coisas têm que estar pré-definidas no seu dia a dia e você tem que fazer isso por escrito. Vou lhe passar 7 passos para você definir esses sistemas e, com essas informações e diretrizes por escrito, você conseguirá estabelecer uma rotina frequente, repetitiva, de modo que você tenha eficiência na alocação do seu tempo de estudo da melhor forma possível e com a maior frequência possível.

 

1º Passo – Tenha um plano

 

Você tem que definir duas coisas. A primeira é definir quais matérias que serão estudadas cada dia, ou seja, defina as matérias que estarão no seu ciclo de estudo. Há muitas matérias para quem estuda para concurso e nem sempre você começa estudando todas. Escolha de 4 a 6 matérias (no máximo 8 matérias).

A segunda é definir como você estudará essas matérias no decorrer dos dias. Quais matérias você estudará em cada dia. Organize a distribuição dessas matérias no dia a dia.

 

2º Passo – Escolha a forma de revisar

 

Existem inúmeras formas de fazer revisões periódicas. Quem me acompanha no canal do Youtube sabe que ensino a fazer revisões via questões. Anteriormente ensinava revisões de 24 horas e de 7 dias, entretanto, hoje sugiro revisões via questões.

Se você não sabe como fazer, dê uma olhada nos meus vídeos mais recentes que você entenderá. Defina como você vai revisar. É via questões? É revisão de 24 horas e 7 dias? Revisão no final de semana (durante a semana, estudo e no final de semana, reviso)?

Independentemente de qual seja, defina. Deixe isso muito claro e de uma forma que seja fácil de implementar. Não dependa de achismos ou de sentimentos: “acho que tem muito tempo que não reviso ou deixa ver como estou sentindo…” Não!

Você fará revisões de 24 horas e de 7 dias todos os dias? Então, todos os dias revise o que leu ontem e o que leu 7 dias atrás. Você revisará via questões, conforme o Professor Diogo ensina? Então, toda vez que terminar uma aula, faça algumas questões do seu material referente àquela aula.

Defina isso para você ter exatamente um plano de como é e com que frequência você revisa. Isso não depende de inspiração ou vontade ou sentimento, você simplesmente vai fazer o que tem que ser feito. Se você já sabe quais as matérias e como revisá-las, você precisa saber agora quantas horas líquidas você vai estudar em cada dia da semana.

 

3º Passo – Defina as horas líquidas de estudo para cada dia da semana

 

Não é horas brutas, mas líquidas. Se você tem das 08hs às 12hs para estudar, você não terá 4 horas porque ninguém fica as 4 horas lendo sem parar (isso é assunto de outros vídeos. Se você me segue, acompanhe os outros vídeos também).

Quantas horas líquidas você vai estudar todos os dias? Segunda, terça, quarta, quinta, defina isso. Isso ajuda a definir quantas matérias você terá no seu ciclo, mas, principalmente, você terá a sua meta. Se você, por exemplo, tem de 8hs às 12hs para estudar, é provável que você consiga fazer 3 horas líquidas e, se você for muito eficiente, 3 horas e 30 minutos líquidos.

O normal é que as horas líquidas sejam 75% das horas brutas. Se tem 4 horas brutas, 3 horas serão líquidas. Defina exatamente quantas horas você estudará em cada dia da semana. Essa é sua meta diária e você tem que estudar essa quantidade de horas.

Se você trabalha, dê um gás maior no final de semana. Se você não trabalha, faça o contrário, dê um gás durante a semana, pegue leve no sábado e descanse no domingo.

 

4º Passo – Defina exatamente seu horário de início dos estudos

 

Não adianta, para você que vai fazer 3 horas líquidas de manhã, começar hoje 8hs, amanhã, 8h30min, depois de amanhã, 9hs, depois, 8h15min. Não dá! Todos os dias têm que ser iguais e repetidos. Você perceberá que para fazer 3 horas líquidas ou 3 horas e alguns minutos pela manhã, você tem que começar pontualmente às 8hs.

Se começar às 8hs, significa que, se você estiver em casa e vai tomar seu café da manhã, você não vai tomá-lo às 8hs. Às 8hs você estará sentado (a), olhando para o material na página aberta e lendo nesse horário pontualmente. Defina o horário de início para cada dia.

 

5º Passo – Defina o intervalo

 

Outro assunto relacionado ao horário é o intervalo. Quantos intervalos e de quanto em quanto tempo os fará? Tem gente que estuda a técnica “Pomodoro”, estuda 30 minutos e descansa 5 minutos. Acho que 30 minutos é pouco.Eu estudava 60 a 90 minutos de cada vez e fazia intervalos de 10 minutos entre essas sessões de leitura de estudo.

Esses 10 minutos significava, para mim, deitar na cama por 5 minutos para dar uma descansada nas costas e pescoço, depois pegar uma água ou ir ao banheiro e voltar.

Seu intervalo não pode demorar mais que 15 minutos. Se demorar, você perderá a concentração e, quando voltar para os estudos, terá que “remar” todo o assunto novamente.

 

6º Passo – Defina o horário de término dos estudos

 

Pode parecer besteira terminar a hora que der, mas você não vai conseguir manter uma rotina eficiente no longo prazo se você não tiver exatamente o horário de término dos estudos.

Se você trabalha durante o dia e só tem o período da noite para estudar, então isso fica mais crítico porque você vai chegar em casa cansado e vai ter que definir tudo isso que citei anteriormente e ainda definir a hora que vai parar.

Por que você vai parar em tal hora? É aí que entra um dos aspectos mais difíceis de se traçar e de seguir no dia a dia que é a rotina de sono.

 

7º Passo – Defina sua rotina de sono

 

Faça isso de trás para frente. Se você precisa se deitar às 23h30 porque 06h30 precisa se levantar para trabalhar mas, antes disso, você toma banho que dura uns 30 minutos e, ainda, antes do banho, lancha ou janta, então 22h30 você tem que se sentar para comer.

O horário de 22h30 é o seu horário limite para se sentar para comer porque depois você ainda vai tomar banho e vai se deitar às 23h30 em ponto. Não adianta falar que deita às 23h30 e nesse horário você começa a largar as coisas ou mexer em celular (falando nisso, quando você estiver fazendo algo importante, coloque seu celular longe).

Não adianta! Se é 23h30 que você tem que deitar, 22h30 você vai comer, 23hs você vai tomar banho e 23h30 você está na cama. Às 22h30 passa ser um horário crítico para você. Se você deitar mais tarde, vai acordar mais tarde ou vai ficar cansado ou com sono e o seu estudo do dia seguinte não vai render.

Dormir é fundamental! Grande parte do seu aprendizado e da memorização de longo prazo acontece durante o sono. Não dá para “roubar” com relação a isso. Durma e se organize.

Por favor, não utilize o celular à noite, especialmente após às 21hs ou 22hs, porque isso tira o sono, ativa demais o seu cérebro e fará com que você tenha dificuldade de memorizar e de aprender.

 

SAIBA MAIS:

Como NÃO ESQUECER o que estudou

como MEMORIZAR e não esquecer!

Você sabe MENOS do que imagina! Veja por quê.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?