Vença a procrastinação mudando o foco

Por 15/01/2020 janeiro 16th, 2020 Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Vença a procrastinação mudando de foco.

 

Se traçar aquele objetivo lindo e maravilhoso não está sendo suficiente, então tenho uma dica para você. Se você quer fazer algo melhor, se traçou planos lindos e maravilhosos de cumprir as suas metas, de melhorar os seus estudos, de estudar da forma correta e não está conseguindo, calma. Tenho uma dica para você.

Vamos mudar o foco da forma como você enxerga os seus problemas e, aí sim, começar a encontrar soluções. O seu objetivo, se você está aqui no canal do Youtube, é muito provavelmente ser aprovado em um concurso. É um belo objetivo, mas não sabe exatamente como chegar lá.

Isso causa uma certa ansiedade e desconforto, levando você a procrastinar. Você não se senta para estudar porque não sabe exatamente como estudar; não sabe como fazer uma revisão periódica; se tem um plano de estudos, não sabe se ele está bom; não sabe quando vai ser a prova e isso lhe deixa angustiado (a).

Com isso, você deixa as coisas para depois e não cumpre sua meta diária. Você está sentindo ansiedade e procrastinando porque não sabe como alcançar o prêmio. O seu objetivo é o prêmio, mas não sabe como chegar lá, está com medo de fazer besteira e, com isso, acaba não fazendo nada.

Entretanto, existe uma outra forma de fazer você sentar essa bunda na cadeira e estudar para concurso da melhor forma possível que é mudar o seu foco. É tirar o foco da aprovação, ou no dia da nomeação no Diário Oficial e passar para um outro foco que é o foco da perda, da dor, da “m…” que vai acontecer se você não mudar a forma como você está estudando agora.

 

Tire o foco do prêmio e coloque-o na perda.

 

Para isso, estabeleça um cenário de perda, caos e destruição que é, por exemplo, você se dando muito mal na prova daqui a seis meses se continuar fazendo as mesmas coisas. Por quê?

Porque você não está estudando, mas procrastinando. Ou então não sabe como faz para poder aprender essa técnica de estudo, não pesquisa, não procura os melhores profissionais, não sabe fazer e fica por isso mesmo.

Você está traçando agora o calendário da perda. Faça um calendário de seis meses, se quiser, imprima e coloque “Apocalipse” escrito em cima e acrescente um subtítulo: “cada dia marcado é o caminho para a perda, insucesso, derrota e fracasso”.

Estou virando agora o Coach do fracasso. A cada dia que você procrastinar e não cumprir com aquilo que estava querendo vencer, marque nesse calendário um check de cor verde, ou seja, é você cumprindo o seu calendário para o fracasso.

Vai doer. Não vai ser legal e você não vai achar gostoso fazer isso todos os dias que procrastinar. “Diogo, de onde você tirou essa maluquice? Por que você está dizendo isso?” Porque é muito mais fácil nos mexermos em uma situação de dor e de desespero do que em uma situação de sonho, de querer muito algo.

Se você enxergar que a “casa vai cair” se você pintar mais um dia naquele calendário, então você dará um jeito. Se o seu problema é procrastinar porque não sabe como estudar, você vai se sentar e vai estudar de qualquer forma. Se sua dúvida é sobre qual material comprar, você vai comprar um material que parece que é bom.

O que tiver de problema você dará um jeito de resolver. Você vai perceber e vai realizar, o feito é melhor do que o perfeito. Isso vai ser fundamental para você sair do lugar. Muito provavelmente o que te faz procrastinar é não saber exatamente a melhor forma de fazer aquilo.

 

Feito é melhor do que perfeito.

 

Desse jeito, enxergando que dali você está indo para o fracasso, você vai topar fazer qualquer “parada”, pelo menos fazer o mínimo. E esse mínimo vai ser o primeiro degrau para você crescer e se desenvolver.

Se é dificuldade de concentração ou procrastinação, cada dia que você ficar sentado (a) na cadeira, vai melhorar sua capacidade de ficar sentado na cadeira. Isso vai ser fundamental para você crescer.

Comece pela dor, pelo medo e pelo desespero e, aos poucos, você vai descobrindo novas e melhores formas de fazer isso, mas sair do zero é fundamental.

 

 

SAIBA MAIS:

Estudar para concursos da Área Fiscal permite fazer qualquer outra prova?

Ciclo de estudos e revisão periódica: rápidos e eficazes!

A melhor meta de estudos para 2020!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 2 comentários

  • Luiz Felipe Evaristo disse:

    Professor,
    Eu sou um seguidor assíduo do seu canal. Duas dicas e instruções são valiosas e tem me ajudado muito.
    No entanto, eu ainda me sinto perdido na hora de traçar um plano de ação. Não sei por onde começar os estudos e muito menos como fazer os ciclos. O seu programa de coach é ideal para me ajudar nesse sentido ?
    Estou começando em fevereiro uma faculdade de ” qualquer coisa” que dura dois anos só para poder prestar um concurso de nível superior. Ainda não define qual será mas adoraria ter sua ajuda.

  • Mirela disse:

    Excelente, Diogo. Uso de psicologia reserva é uma ótima técnica. Estou vivendo esse momento de não conseguir sentar pra estudar. Mas quando anoto que não fiz nada e dei um passo para o fracasso e para o insucesso, no dia seguinte, vejo e fico incomodada. Obrigada pela excelente dica.

Deixar comentário