Skip to main content

Vontade de passar rápido, medo de tentar várias provas e o melhor concurso dos próximos meses

Por 01/09/2021setembro 16th, 2021Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Nesse vídeo, eu respondo a dúvida de um aluno do Coaching sobre ansiedade e impaciência (vontade de ser aprovado logo), sobre estudar para vários concursos ao mesmo tempo, sobre respeitar os limites de quanto aguentamos estudar por dia e sobre colocar os estudos em primeiro lugar para blindar de imprevistos. Confira!

 

Vontade de passar rápido, medo de tentar várias provas e o melhor concurso dos próximos meses.

 

E aí Eduardo, tudo bem? Vamos lá responder sua dúvida aqui em vídeo. Na verdade é a primeira dúvida, depois têm mais algumas angústias e uns incômodos. Vamos lá.

Você falou que as suas principais dificuldades hoje são impaciência e ansiedade. Querer aprender rápido, ler rápido e passar rápido. Devemos ter uma certa pressa, mas essa tem que ser saudável.

Ela deve ser uma pressa que te ajuda a bater a meta, a estudar com seriedade, a não desperdiçar nenhum dia; porque você sabe que não têm muitas oportunidades por aí. Eu tive essa pressa: “O edital vai sair a qualquer momento, a autorização vai sair a qualquer momento, e eu preciso estudar.

Não posso vacilar” Esta pressa é boa. Mas temos que nos preocupar com o que temos controle, somente aquilo que está sob nosso controle. Quando a prova acontecerá, se dará tempo ou não, nada disso está sob nosso controle. Você não deveria se preocupar com isso.

 

Não se deixe pensar nisso.

 

Não faça estimativas de “a prova sai quando? Eu vou conseguir? Se sair ‘não sei quando’ não vou conseguir” Deixe para lá. Não fique pensando nisso porque não chegará a lugar nenhum. Você não terá uma conclusão. Ficará num looping aberto. Não é bacana.

Você também falou sobre o preço da escolha. “Para focar no topo, que é Analista da Receita Federal, preciso abrir mão de outros concursos e isso me traz angústias” Analista da Receita Federal tem uma expectativa de 500 vagas, e costumam chamar os excedentes – mais ou menos uns 250; nesse caso aqui eles chamam geralmente 50%, totalizando umas 750 oportunidades mais ou menos.

 

É vaga para caramba para um cargo que paga muito bem.

 

É uma das maiores oportunidades. Além disso – é um pouco complicado falar isso – mas poderíamos pensar que 230 dos melhores concorrentes passarão para Auditor. Essa é a expectativa de quantidade de vagas. Então você tem 230 concorrentes top a menos.

A expectativa é de que as provas sejam no mesmo dia e os candidatos terão que escolher entre a prova de Auditor e a de Analista. Se for assim mesmo, muita gente muito boa escolherá a de Auditor e não fará a de Analista. Então fica ainda mais viável alcançar a aprovação nessa prova.

É uma escolha bastante pessoal, será uma escolha difícil de ser feita, mas estamos falando aqui de 750 convocados. Enfim, é uma grande oportunidade. Feche os olhos para o resto para estar pronto. Esta é uma das melhores oportunidades para sair da vida bandida que é estudar para concurso. 

Você continua falando aqui que aprendeu a respeitar o tempo máximo por assunto e disciplina. Com isso o ciclo tem girado mais rapidamente e a qualidade das revisões melhorado.

Bacana que você entendeu que chega uma hora que deve parar de estudar aquela disciplina. Deve obedecer o ciclo de estudos, obedecer a distribuição de carga horária. E isso é fundamental.

 

A única coisa que você consegue controlar mesmo nos estudos é isso aqui: carga horária.

 

É quanto tempo dedica a cada matéria. Só isso. O resto não está sob seu controle normalmente. E você completou falando que “aprendi a me organizar e consegui mais horas de estudos. Agora tenho avaliado para não ter intervalos tão longos. Estou deixando outras atividades para o final do dia, ou da semana, ou do mês, e tem dado certo”.

Muito bom cara, muito bom. Essa é uma das coisas que eu ensino nas aulas iniciais do coaching falando de organização de estudos. Algumas pessoas nem assistem, mas isso é fundamental.

Coloque os estudos em primeiro lugar. Bata primeiro a sua meta, depois pensará em outras coisas que deve fazer para que, caso surjam imprevistos, eles atrapalharão outras atividades e não os estudos. Muito bom, vamos lá. Qualquer coisa é só falar. Grande abraço.

 

SAIBA MAIS:

Concurso TJ-SP 2021! Dicas de preparação e análise do edital!

Para ser APROVADO não basta estudar.

Por que fui aprovado RAPIDAMENTE e algumas pessoas desistem

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

Conheça o Programa de Coaching: CLIQUE AQUI

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?