Agente da Polícia Civil

Por 05/08/2018 janeiro 18th, 2019 Dicas, Sem categoria, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

 

Agente da Polícia Civil! Como estudar para esse concurso? Quais matérias devem ser estudadas no início? Como planejar os estudos? Confira!

 

Se você está estudando para Agente da Polícia Civil, imagino que esse seja um dos seus primeiros concursos e que você esteja entrando nesse mundo agora. Então, logo a seguir, irei trazer umas dicar de como se preparar para essa prova, quais matérias devem ser estudadas agora e de que forma você deve estudar.

Se você quiser mais detalhes sobre técnicas de estudos, como ciclos de estudos, revisões periódicas dentre outros assuntos por escrito, peço que você dê uma olhada na página inicial aqui do site: www.profdiogomoreira.com.br

Eu analisei 10 editais de diferentes concursos para agente da polícia civil e identifiquei quais são as matérias cobradas com mais frequência para essa prova.

Existem diferenças, claro! Não são iguais para todos os estados, você tem bancas examinadoras diferentes, você tem matérias que são cobradas em uns, mas não em outros.

Enfim, cada um tem a sua particularidade, mas  existe sim um grupo de 6 matérias que são muito frequentes para essa prova e que irão servir para você começar os seus estudos com um leque aberto de opções de modo que você possa migrar para concursos de diversos estados e você consiga manter a bagagem de estudos. 

É muito ruim quando você estuda para uma prova e as matérias dela são completamente diferentes das demais, pois as matérias específicas dela não servirão para prova alguma. 

Por isso, aqui irei te dizer como começar a estudar com esse leque de opções aberto para você conseguir fazer várias provas diferentes da Polícia Civil.

 

Uma parte básica da orientação para os estudos para concurso são os ciclos de estudos!

 

Sugiro que os alunos façam uma alternância entre várias matérias. Aquele costume de pegar uma matéria só e ler até o final, seja o PDF, o curso ou o Livro, não é recomendado. 

O ideal é que você veja de 2 a 3 matérias por dia, alternando assim: A, B, C em um dia e D, F, G no outro dia.

Esse método de estudos acaba melhorando a sua concentração e faz com que você ande devagar, porém em várias matérias. 

Existe um amadurecimento como concurseiro, ao longo do tempo. Quando você pega para estudar uma matéria, no primeiro dia não irá ficar em alto nível, então é interessante que você vá evoluindo em várias matérias dia após dia. O avanço muito rápido pode atrapalhar na sua absorção de conhecimento. 

Lembre-se que no começo você estará pegando o ritmo de estudos, melhorando paulatinamente a concentração, então não vale a pena sair correndo. Além disso, parece que só quando o tempo passa algumas coisas vão entrando na cabeça. Não adianta pegar para ler uma matéria inteira de uma vez, pois você não irá entender muita coisa no começo. 

No meu canal no YouTube, tenho uma playlist de vídeos sobre técnicas de estudos, vale a pena conferir: https://goo.gl/RWUQmz

 

Eu analisei 10 editais de diferentes concursos e identifiquei 6 matérias em comum entre eles!

 

As matérias são:

  1. Português;
  2. Informática;
  3. Direito Administrativo;
  4. Direito Constitucional;
  5. Direito Penal;
  6. Direito Processual Penal;

Essas 6 matérias, inclusive, são muito comuns em diversos concursos das mais diferentes áreas, então começar por elas é muito bom. Especialmente as 4 primeiras, que caem em todas as provas praticamente. Direito Penal e Processual Penal é mais característico da área policial e de alguns Tribunais.

Além dessas matérias, teve mais uma que caiu em 8 dos 10 editais que analisei, que foi Raciocínio Lógico. Essa matéria e Matemática Básica podem ser encontradas em diversos concursos e se você tem dificuldade em exatas, vale a pena estudar elas desde o início.

Com um pouco menos de frequência, temos uma matéria e um apanhado de conteúdos. Estamos falando de Atualidades e Leis específicas. Varia um pouco em cada concurso.

 

Dito isso, importante frisar que, se você está começando a estudar agora, aconselho a focar nas 6 matérias comuns mais Raciocínio Lógico.

 

Você pode fazer uma alternância de matérias, vendo as primeiras 3 em um dia e as outras 3 em outro dia.

Procure um bom material que tenha muitas questões, pois, preste atenção: não passa quem sabe tudo, passa quem acerta mais questões e essas duas coisas não são a mesma coisa. Seu objetivo será sempre acertar questões, você tem que praticar questões, fazer algumas revisões via questões, porque é o que interessa, acertar questões é o que fará você passar no concurso. 

 

Melhore o seu Português e a sua base em exatas desde o início, não deixe para fazer isso às vésperas da prova!

 

Português é sempre uma matéria muito importante em concursos desse tipo, se você não tem uma boa base em português, você tem que comprar um curso bom, abrangente e didático para você aprender essa matéria de uma vez por todas. Provavelmente será um curso em videoaulas e, mesmo que demore um pouquinho, pode fazer uma grande diferença no seu estudo.

Lembre-se! As provas estão todas escritas em Português, dominar melhor a língua irá permitir que você acerte mais questões por você entender melhor os enunciados e não cair mais em pegadinhas de outras matérias. Isso fará também você resolver questões mais rápido, ou seja, você só tem a ganhar!

 

Sobre a banca.

 

As bancas variam muito e é possível que você não saiba qual será a banca do próximo concurso para o qual você está estudando, mas, na maioria dos casos, foi o CESPE (CEBRASPE).

Então, se você não tem ideia de qual será a banca, estude por uma material que tenha questões do CESPE! Inclusive é a banca com o estilo mais diferente que tem, então, se você ficar bem nela é mais fácil você correr atrás de aprender o estilo da cobrança das matérias de uma outra banca, do que ter que aprender o do CESPE em cima da hora. 

 

Beleza, Diogo, dominei essas 7 matérias iniciais, e agora, o que eu faço?

 

Esse será o momento de escolher especificamente para qual prova você está estudando para poder se dedicar a fundo nas matérias que vão fazer diferença para você alcançar a aprovação em um concurso específico. 

Agora você terá que pegar o edital dessa prova, do último concurso dela e verificar quais são as outras matérias específicas. 

Lembrando que o estudo pós-edital é bastante diferente, você faz menos revisões periódicas e estuda mais rapidamente, focado na resolução de questões. 

 

Recado importante:

 

Se você quiser saber mais detalhes de como estudar para o concurso de Agente da Polícia Civil, lancei um ebook específico, clique abaixo para mais informações:

 

ebook Agente da Polícia Civil

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

TERMINEI UMA DISCIPLINA! E AGORA?

5 PASSOS PARA ACERTAR MAIS QUESTÕES

COMO TER MAIS TEMPO PARA ESTUDAR?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 12 comentários

  • MARIANA COELHO disse:

    Olá Diogo Moreira, bom dia!
    Me chamo Mariana.
    Irei dar inicio a carreira de “Concurseira”, irei começar do ZERO, pois quero absorver tudo de forma correta e certeira. Para a tão sonhada APROVAÇÃO!
    Acabei de ler todo o seu material, e estou maravilhada com cada palavra, dica e motivação. Fiz minhas anotações, com base nas suas solidas sugestões e irei dar inicio aos meus estudos!
    Breve depoimento: Durante meus ensino médio, eu odiava estudar. Mas iniciei a faculdade e me propus vencer este paradigma “eu odeio estudar, odeio ler”, me surpreendi! Amo estudar e sou uma amante dos livros … me surpreendi comigo mesma! Pois algo que eu sempre afirmei odiar, era o que mais me limitava e a partir do momento que resolvi mudar tudo se transformou e me agregou uma mudança maravilhosa. Agora, quero dar um passo maior, ESTUDAR PARA CONCURSO, sei que sou capaz e sei que vou conseguir… Não será fácil, mas escorpião não desiste VAI ATÉ O FIM rs!

    GRATIDÃO PELA MOTIVAÇÃO, e assim que eu passar venho lhe informar!
    ENTÃO, ATÉ BREVE!

  • Prof Diogo Moreira disse:

    Olá, Mariana!!!

    Muito obrigado pelo seu depoimento! São por pessoas assim como você que o meu trabalho compensa. Muitas vezes passo mais tempo trabalhando do que com a minha família e amigos.

    Ajudar pessoas a crescerem e conquistarem seu espaço na vida vai além de qualquer motivação financeira, toca na alma e consegue me proporcionar felicidade por poder ter contribuído um pouco para esse acontecimento.

    Desejo todo o sucesso para você!

    Quero receber a sua mensagem depois, falando da sua aprovação.

    Conte comigo!

    Abs!

    Diogo

  • Gilcimar Magalhaes Ribeiro disse:

    Boa noite, me chamo Gilcimar moro no Amazonas e achei espetacular a maneira de estudar apresentadas aqui, quero sua ajuda pra ser aprovado no concurso da Policia Civil aqui do estado.

  • jose carlos ribeiro da silva disse:

    material muito bom conto com vc pra mim passar na prova da policia rj

  • Claudia Perboni Lucas disse:

    Boa tarde!
    Vou começar a me preparar para concurso da policia civil de Rondônia, gostaria de algumas dicas de conteúdos para começar.

  • Joélio disse:

    Ótima informações!

  • João creato disse:

    Olá Diogo Moreira boa noite, meu nome é João creato sou de Jundiaí sp estou muito ansioso e preste a dar início ao meus estudos pra agente da polícia civil acabei de ler toda sua matéria e gostei muito gostaria de algumas dicas pois vai ser meu primeiro concurso e quero começar do zero nos estudos

  • Fabricia soares disse:

    Olá Diogo, li um pouco sua matéria, achei muito importante; irei entrar no seu site e dá continuidade. Me chamo fabricia soares e estou muito interessada em estudar esses assuntos para tão esperada aprovação do concurso para agente de polícia civil.

  • Márcia disse:

    Olá Diego Moreira tenho um sonho de passar no concurso nunca fiz mas gosto muito de estudar parece fácil pretendo fazer .

  • JACIEL BORGES MAIA disse:

    boas dicas

  • Rodolfo da Costa disse:

    Olá Diogo Moreira 🙂
    Gostaria de agradecer por você se disponibilizar criando tempo e conteúdo para incentivar o pessoal.
    Se possível gostaria de receber mais conteúdos e dicas por e-mail para que eu possa me aprofundar no estudo
    Um abraço

Deixar comentário