Skip to main content

Como estudar para concurso e lidar com o medo de não estar pronto

Por 06/09/2021setembro 16th, 2021Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

A gente estuda para concurso confiando que está fazendo o certo, mas nem sempre essa confiança está alta. Como saber se estamos preparados? Como lidar com o medo de estar remando na direção errada? Confira.

 

Como estudar para concurso e lidar com o medo de não estar pronto?

 

E aí Gilberto, tudo bem? Vamos responder a sua dificuldade aqui do momento. Você disse que a sua dificuldade não está nas técnicas nem na metodologia – Graças a Deus o coaching está suprindo a sua necessidade de técnica.

Mas que a sua maior dificuldade é controlar os anseios por não se sentir ainda preparado e “o medo de chegar a oportunidade e não estarmos capacitados o suficiente para ela.

É verdade que sentir que está acertando mais questões, que o conhecimento está se consolidando, é demorado, é inconstante e por certas vezes imprevisível. Mas a sensação de estar remando e não saindo do lugar, às vezes – nem sempre – abala um pouco as nossas estruturas.”

Esse negócio se sentir preparado, de achar que chegou a sua vez, que está pronto, não acontece. Não acontece porque quanto mais você aprende mais eleva o sarrafo. Então você começa a estudar a primeira aula e acerta 70% das questões e fala “caramba! Acertei muito mais do que a metade. Uau! Li uma vez o PDF e já peguei 70%. Legal!”

 

Em alguns PDFs, você acertará 80% e falará “caramba, eu estou ótimo!”

 

Aí você continua estudando e fica em 78%, 80%, 75%, algumas aulas 70%, 65%, só que está elevando o sarrafo. Elevando a sua expectativa e enxergando cada vez mais detalhes.

Aí você enxerga que “para passar eu preciso ter 85% e estou aqui em 70 e poucos, 80 e poucos” Aí você está com 81% de acerto, 82% e fala “pô, mas a galera está passando com 87%. Não está fácil. Eu não consegui chegar no percentual e ouvi falar de um cara que acerta 90% das questões no site de questões que é absurdo. Eu preciso chegar nisso”

E você com 84% “nossa, não está dando.” Percebeu que no começo ficava felizão com 70% e agora com 84% está super inseguro? À medida que evoluímos aumentamos a expectativa e aquilo que consideramos o ideal, ou seja, que é estar preparado.

 

E nunca chega um momento que falamos “realmente estou pronto.

 

Agora vai. Está garantido. É só fazer essa prova que eu estou dentro” Não acontece. Então não pense muito nisso. O que você deve fazer no seu dia a dia é bater a meta, é seguir adiante.

O seu objetivo primário é cobrir todo o conteúdo programático – ou quase todo o conteúdo programático. É terminar todas as matérias básicas mais duas, três, quatro, ou cinco matérias.

Consolidar aquilo e ficar bem nas principais matérias para ter condições de correr atrás de outras que surgirem pós-edital, ou que você deixou para depois, ou que não deu tempo de ver.

Mas deve haver um núcleo de umas dez matérias em que está muito bem, revisando, fazendo questões, fazendo caderno de erros, criando flashcards, para consolidar aquilo e garantir esse núcleo principal de matérias para depois correr atrás de outras. 

 

E vai oscilar.

 

Algumas matérias você estará melhor do que outras. Alguns assuntos dentro de cada matéria que está melhor ou pior. Isso acontece e faz parte do jogo. O que interessa para nós é o percentual de acerto. Percentual de acerto é o objetivo. Ele te dirá se está bem ou mal. E mesmo assim, aceite que não será igual para todas as matérias. 

Naturalmente temos dificuldades e facilidades. E algumas matérias são realmente mais difíceis – aquelas em que praticamente todo mundo vai mal – e acabamos indo mal também. Faz parte do jogo. Não se deixe pensar muito nisso.

Cumpra a sua meta diária, estude o que deve estudar, faça a sua parte, porque isso aqui está sob seu controle.

“Diogo, li a matéria inteira, já fiz as revisões das pares e das ímpares; estou no site de questões e fazendo caderno de erros, relendo meu caderno de erros várias vezes e ainda assim não melhoro”.

 

Fale isso para mim por e-mail.

 

Analisaremos qual é a matéria, como está o seu percentual de acertos para vermos o que pode ser feito de diferente para melhorar. Mas até chegar neste estágio tem muita água para rolar ainda. Primeiro, foco em bater a meta e cobrir o máximo que você puder do conteúdo programático, OK? Grande abraço.

 

SAIBA MAIS:

Por que fui aprovado RAPIDAMENTE e algumas pessoas desistem

Vontade de passar rápido, medo de tentar várias provas e o melhor concurso dos próximos meses

O Perfeccionismo atrapalha seus estudos

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

Conheça o Programa de Coaching: CLIQUE AQUI

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?