Skip to main content

O Perfeccionismo atrapalha seus estudos.

Por 02/09/2021setembro 16th, 2021Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Quando você vai mal nos exercícios em casa, sente que o dia acabou e que não leva jeito para estudar? Assista esse vídeo.

 

Perfeccionismo.

 

E aí Iglan, tudo bem? Você citou aqui que a sua maior dificuldade é o perfeccionismo. Se você erra alguma coisa no começo do dia, fica a sensação de que já o perdeu e é melhor deixar para outro. Você tem que ler o livro chamado mindset: a nova psicologia do sucesso, da Carol Dweck.

Você está com o que a Carol chama de mindset fixo. No mindset fixo achamos que estamos sempre sendo testados, e que se fracassarmos é porque não prestamos. Você faz questões e, se vai mal, não está aprendendo, é ruim, tem dificuldade. Esse é o mindset fixo. O mindset de crescimento é, hoje errarei para buscar o que ainda estou errando para melhorar. Veja só como é uma outra visão.

 

É o que eu falava para outro aluno.

 

Quando você está na fase mais avançada dos estudos, está basicamente fazendo questões, mais o caderno de erros ou os flashcards. Esse é o estágio avançado do estudo. Questões – 15 de cada assunto geralmente – mais caderno de erros ou flashcards.

Por que isso acontece? Qual é a visão que você deve ter neste momento? Esta resolução de questões é como se você garimpasse. Está buscando “onde é que eu ainda estou com dificuldade? Onde estão as decorebas?

O que eu ainda estou errando? Deixe-me ver aqui. Opa! Errei tal coisa, joguei no caderno de erros. Releio meu caderno de erros uma vez por semana, ou uma vez por quinzena.

Ou não uso caderno de erros, vou direto para os flashcards. Errei uma coisa, jogo no flashcard para revisar. Fiz mais uma bateria de 15 questões. Opa! Errei 3, deixe-me ver. Ah tá, isso aqui jogarei no flashcard, isso aqui foi vacilo, isso aqui jogarei também no flashcard.”

Você faz questões porque elas em si são uma revisão excelente, e porque está garimpando. Você olha para os seus erros e fala “vem, vem, eu quero errar agora para não errar no dia da prova” Esta é a visão que deve ter: de errar para poder aprender. Errar faz parte, não dá para ser perfeccionista no mundo dos concursos.

 

E você deve entender que o seu objetivo não é ser aprovado.

 

Este não é seu objetivo. Você não pode ter este objetivo senão só terá sucesso uma vez. E ninguém fica motivado durante dois, três anos tendo sucesso nunca – somente uma vez lá na frente daqui a três anos. Não funciona assim.

Seu objetivo deve ser bater a meta de hoje, bater a meta de amanhã, cumprir a revisão no dia, deixar tudo certo. Todo dia terá sucesso. E quanto mais sucesso desses ter, mais caminha na direção da aprovação.

Cumprindo a carga horária, mantendo as revisões em dia, treinando muitas questões e anotando as suas dificuldades. Esta é a fórmula, este é o pensamento que deve ter, OK? Grande abraço. Qualquer coisa mande-me um e-mail. Tchau tchau.

 

SAIBA MAIS:

Para ser APROVADO não basta estudar.

Por que fui aprovado RAPIDAMENTE e algumas pessoas desistem

Vontade de passar rápido, medo de tentar várias provas e o melhor concurso dos próximos meses

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

Conheça o Programa de Coaching: CLIQUE AQUI

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?