Como fazer Flashcards para MEMORIZAR mais!

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Flashcards são uma excelente forma de memorizar. É um estudo ativo, de recuperação ativa e de prática espaçada e, por isso, ajudam na retenção de longo prazo. Para fazer o download do modelo de flashcards, basta preencher o formulário abaixo. Imprima, recorte e utilize.

 

Como memorizar mais informações utilizando flashcards?

 

Nesse vídeo ensino a utilizar a técnica de flashcards para melhorar a memorização, para pegar aqueles detalhes impossíveis, para praticar aquilo que não entra na sua cabeça de jeito nenhum.

Se você já me segue no Youtube ou no Instagram, você sabe que o assunto flashcards era uma promessa para fazer um vídeo e eu procrastinei. Em outros vídeos ensino sobre procrastinação (então se inscreva no canal (Prof Diogo Moreira) se ainda não se inscreveu) e saiba que procrastinação acontece com todo mundo.

Vamos de uma vez por todas pegar as informações que são importantes e que não entram na sua cabeça, organizar essas informações por meio de flashcards e, principalmente, organizar as revisões.

Você terá revisões mais rápidas, outras de frequência mediana e revisões de longo prazo. Tudo isso vamos organizar para você não esquecer. Você aprenderá hoje, revisará no decorrer do tempo e levará essa informação até o dia da prova.

Cada cartão desse é um flashcard (Figura 1). O lado que aparece na figura abaixo é o lado da resposta.

 

Verso do Flashcard (Figura 1)

 

O flashcard nada mais é do que uma pergunta de um lado do cartão (Figura 2) com a resposta no verso (Figura 1).

Frente do Flashcard (Figura 2)

 

Na frente do Flashcard você coloca uma pergunta com uma caneta mais forte, no verso, a resposta e você vai controlar as revisões de curto (C), médio (M) e longo prazo (L) (Figura 3).

Controle das revisões (Figura 3)

 

O primeiro passo é colocar uma pergunta. Um exemplo clássico seria: “Quais são os princípios da Administração Pública?” (Figura 4).

Figura 4

 

Eu recomendo que você utilize um papel um pouco mais grosso para não conseguir visualizar a resposta por causa da transparência de um papel comum. Com uma caneta esferográfica normal não dá para ler, mas se você utilizar uma caneta mais carregada de tinta, vai aparecer e você conseguirá visualizar a resposta.

A resposta à pergunta é: “LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência”. Famoso e mais clássico mnemônico de concursos públicos (Figura 5).

Figura 5

 

Como você vai utilizar esse flashcard a partir de agora?

 

A partir de agora, você vai controlar as revisões de curto, médio e longo prazos. Para isso você vai classificar, fazer três caixinhas e separar todos os seus flashcards em três grupos: um grupo de curto prazo, um grupo de médio prazo e um grupo de longo prazo (Figura 6).

 Figura 6

 

Vamos entender o que acontece com um flashcard no decorrer das revisões e a história dessas três caixinhas (pode ser caixa de sapato ou três pastas etc.). São três locais em que você vai armazenar os flashcards que estão na revisão de curto prazo, aqueles que estão na revisão de médio prazo e aqueles que estão na revisão de longo prazo.

Curto prazo é basicamente um dia, médio prazo é sete dias e longo prazo vamos considerar 30 dias. Significa que enquanto um flashcard estiver na caixinha de curto prazo ele será revisado todos os dias. Quando ele for para a caixinha de médio prazo, será revisado a cada sete dias.

E, finalmente, quando for para a caixinha de longo prazo, será revisado a cada trinta dias. Essa é a ideia para que você separe no tempo essas revisões. Se você fez um flashcard hoje, ele ficará na caixinha de curto prazo com revisões todos os dias.

Se, por exemplo, você abre essa caixinha, pega um flashcard, faz a pergunta e acerta, então você fará um ckeck, como mostra a figura abaixo (Figura 7), e o guardará na caixinha de curto prazo. Amanhã você verá esse cartão novamente.

Figura 7

 

No dia seguinte, quando pegar novamente esse flashcard e errar a pergunta, você não fará nenhuma marcação. Você marcará quatro acertos antes de passar esse flashcard para a caixinha de médio prazo. São necessários quatro acertos para passar para a próxima caixinha (Figura 8).

Figura 8

 

Esse flashcard, já na caixinha de médio, será revisado a cada sete dias.

 

Para simplificar, você abrirá a caixinha de curto prazo todos os dias, abrirá a caixinha de médio prazo todo domingo (a cada sete dias) e abrirá a caixinha de longo prazo todo dia primeiro de cada mês (a cada trinta dias).

Se todo domingo você acertar o flashcard e completar a revisão de médio prazo, ele agora irá para a caixinha de longo prazo (Figura 9).

Figura 9

 

Se, por exemplo, no dia 1º de Julho você abre a caixinha de longo prazo e acerta, no dia 1º de Agosto acerta, no dia 1º de Setembro acerta e no dia 1º de Outubro acerta, então é possível considerar que esse flashcard está aprendido (Figura 10).

Figura 10

 

Significa que você revisou esse assunto durante meses, não aguenta mais olhar para esse mnemônico “LIMPE” e quando sua mãe pede a você: “Limpe o seu quarto” você tem um troço.

Então, guarde esse flashcard separado de todos os outros, não precisa mais revisar, apenas guarde para dar uma última olhada às vésperas da prova ou quando o edital for publicado ou na última semana antes da prova você fará um apanhado geral de todos os flashcards, identificar aqueles que você ainda está errando, para poder revisar.

Pelo menos você sabe que suas informações estão todas organizadas em flashcards. Se você fizer um flashcard tão básico e fácil, você pode rasgar, jogar fora, desapegar, porque esse clássico mnemônico “LIMPE” você vai aprender como concurseiro e esse é o tipo de informação que não se deve usar em um flashcard.

Você acha difícil e importante na primeira vez que você lê a matéria, mas, ao longo do tempo, você verifica que é fácil. Faça flashcards de assuntos muito mais complexos. Você aprendeu a fazer seus próprios flashcards e a organizá-los, existe os de curto, médio e longo prazos.

Algumas informações você tem que revisar várias vezes no curto prazo, em seguida, você vai jogando para o médio prazo e, finalmente, para o longo prazo. Essa de longo prazo é para não esquecer e é para rever com pouca frequência, mas é importante.

Uma coisa é você revisar a cada quarenta e cinco ou sessenta dias, outra coisa é não revisar mais e a prova ser daqui a nove meses e perceber que já soube do assunto, mas que agora esqueceu. Dessa forma você está organizando a informação para levar até o dia da prova. Há algo importante que ainda não mencionei.

 

Quando você deve utilizar o flashcards?

 

A minha sugestão, especialmente se você estuda para concurso público e se tem muita informação nova todos os dias (você estuda, por exemplo, Direito ou Contabilidade pela primeira vez), é não fazer flashcards na primeira leitura.

Se é a primeira vez que você está tendo contato com a matéria, não faça flashcards, não resuma, não faça esquemas, não escreva. Essa é a minha sugestão. Se você já me segue no canal do Youtube, você já sabe que sou “contra” resumos, mas contra resumos no primeiro contato com a matéria.

Se você é iniciante, tudo parece difícil, tudo parece importante e isso fará com que você gaste muito tempo com coisas que na verdade parecem difíceis, mas que não são. Vou lhe explicar por alto um pouquinho da minha metodologia, que considero melhor custo benefício entre velocidade e retenção.

Você faz o estudo normal da matéria, tem as revisões imediatas e as intermediárias (assuntos que ensino em outros vídeos e nas vídeo aulas dentro da Comunidade Estudo Completo, é a primeira vez que você tem contato com a matéria, então não escreva, não faça resumos, não faça flashcards.

À medida que você amadurece como estudante ou concurseiro você percebe que alguns assuntos não são tão difíceis quanto pareciam na primeira vez que você viu a matéria. Quando você está no meio do curso de Direito Administrativo, as primeiras aulas, que antes eram absurdas, passam a ser básicas.

Eu mesmo, quando estudei para Auditor da Receita Federal, fiz alguns mapas mentais no começo, olhava e achava impossível memorizar e se não organizasse na daria certo. Comprei um papel mais grosso e amarelado, fiz uns desenhos com canetinhas coloridas, algumas formas e nunca mais olhei para aquele negócio.

Após seis meses, os achei em uma gaveta e percebi o quanto eram básicos e ridículos e que já tinha aprendido há muito tempo. Você vai fazer flashcards e resumos na primeira leitura de coisas simples, fáceis e óbvias, portanto, não faça.

 

Quando fazer então?

 

Você já leu a matéria inteira, foi até a última aula, fez uma revisão geral via questões, refez todas as questões do seu material, agora você está indo para um site de questões com questões de todos os assuntos indefinidamente, ou seja, fará questões do primeiro assunto, do segundo assunto, assim sucessivamente, até no último assunto, em seguida, voltará para o primeiro assunto e começará tudo novamente.

Ficará assim ad eternum, para sempre, praticamente até o dia da prova. Eu recomendo que você faça quinze questões de cada assunto para não demorar tempo demais, você não chegará no último assunto nunca com trezentas questões do primeiro assunto.

Faça quinze questões de cada assunto porque essa é a prática espaçada, você está dando um espaço de tempo entre as diferentes revisões. Isso é bom para a memorização de longo prazo. Também causa a prática intercalada, é intercalar diferentes matérias no seu dia a dia de modo que você reative sua atenção e isso facilita também a memorização.

Flashcard é, portanto, uma ferramenta poderosa, mas você tem que usar com inteligência. Se você usar para tudo, então jogará tempo no lixo e tempo é o principal ativo do concurseiro porque existe um determinado dia em que a prova acontece. Para fazer o download do modelo de flashcards, basta preencher o formulário abaixo. Imprima, recorte e utilize.

 

Em outros vídeos no meu canal, ensino como se preparar, bem como a forma de organizar seu material para que você tenha todas as decorebas na mão às vésperas da prova e no dia da prova.

 

SAIBA MAIS:

Quando os concursos voltarão?

Concursos da Área Policial em 2020

Provas suspensas? Área Fiscal e Controle ao mesmo tempo? Quando revisar Caderno de Erros? Respondo!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

Deixar comentário