Skip to main content

Como manter motivação e disciplina em alta?  

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Como manter motivação e disciplina em alta?

 

Um aluno me perguntou se existe algum segredo para se manter estudando com disciplina e motivado. Eu respondi que sim. Para isso, é preciso entender que a motivação é fundamental para você começar, bem como que depois de um tempo a motivação vai sumir.

É então que você vai compreender que, para continuar, você dependerá inteiramente da disciplina e é ela o canal. O que que favorece a disciplina? Muitas coisas. Tem coisas do seu ambiente de estudos que vão te ajudar a melhorar a concentração, e favorecerão a disciplina.

O controle legal e simples da resolução das questões favorece a disciplina. Parar de beber favorece a disciplina, fazer atividades físicas, meditar, enfim.

Duas perguntas que você deve fazer: qual é o objetivo do concurseiro? É passar em concurso? Não. O seu objetivo é cumprir a meta, é estudar todos os dias, com qualidade, disciplina, consistência, material bom, da forma correta.

 

Esse objetivo é diário e, se você se apaixonar por ele, fará muito bem.

 

Ninguém acorda de manhã e fala “meu, eu vou passar no concurso, esse é meu objetivo”. Não funciona assim. Passar em concurso é consequência. Então, quando você foca em cumprir a meta, você se apaixona pelo processo de cumpri-la.

Você tenta começar a estudar cada vez mais cedo, faz intervalos cada vez mais curtos, lê mais páginas por hora, faz mais questões em determinado período, acerta mais questões. Você começa a melhorar como estudante, porque o seu foco é cumprir a meta. Aí sim, fica legal.

 

SAIBA MAIS:

Você estudou certo mesmo?

O que fazer depois de estudar tudo antes de sair o edital?

Qual a importância do descanso no processo de estudos?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?