Skip to main content

O livro mais importante para APRENDER e CRESCER na vida

Por 12/08/2020agosto 14th, 2020Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Nesse vídeo, eu falo sobre a ideia do Livro “Mindset”, da Carol Dweck. Ele é capaz de transformar completamente a sua forma de aprender e de encarar os desafios da vida. Considero que é um dos livros mais fundamentais para qualquer pessoa. Confira!

 

Se eu tiver que escolher um livro para dar para um concurseiro, daria “Mindset”.

 

É muito importante. Ele é fantástico. Tenho um vídeo no meu canal no Youtube e a gente tinha que fazer uma seção de Mindset de dois minutos no início de cada live para poder incorporar essa ideia na cabeça de vocês.

Esse livro mostra por diversos experimentos psicológicos que você consegue colocar a pessoa em um estado mental altamente sugestionável. Você vira para a pessoa e diz: você fará alguns exercícios de matemática que o grau de dificuldade varia, então alguns você conseguirá, outros terá mais dificuldades, mas quanto mais você fizer, mais os outros ficarão fáceis.

Vá fazendo os que consegue, tente fazer um outro que é difícil, se não der, pule e tente outro. Você vai tentando e conseguindo dominar esses exercícios aos poucos (são exercícios variados). Se você falar isso para um estudante, a chance de conseguir resolver mais exercícios é muito maior.

Qual é a outra forma? Você diz: Você sabe matemática? Você é bom ou ruim em matemática? Então você fará esses exercícios. A pessoa faz um ou dois exercícios, não consegue fazer e fala que não é boa em matemática. Ele para, não consegue se desenvolver.

 

Eu faço isso muito com meu filho.

 

Ele já pegou esse Mindset e incorporou completamente. Quando ele não consegue fazer algo, eu pergunto: Filho, você está treinando? Você tem que treinar. Ele já incorporou que se ele não está conseguindo fazer alguma coisa é porque ele tem que treinar.

Isso é o segredo do sucesso. De onde vem a falha? Dos pais, na maior parte, e da sociedade. Eles fazem as pessoas, crianças ou concurseiros acreditarem que eles são determinada coisa, que eles têm determinada capacidade, que vieram daquilo e que são daquele jeito.

Como se a característica fosse imutável. Esse é o Mindset Fixo. Eu sou assim, sou um aluno mediano em matemática. A pessoa não vai aprender matemática nem a “pau” se ele achar que é um aluno mediano em matemática.

E se você fala: Nossa, meu filho é muito bom. E ele pega um exercício de matemática para fazer e não consegue resolver, ele desiste. Ele não tem a noção de que ele aprende, de que ele é capaz de aprender e evoluir. Ele desiste, para de resolver as questões porque acha que a partir dali ele não sabe.

O que é mais nefasto, ou seja, o maior problema é que essa criança ou concurseiro para de encarar desafios.

Por que encarar desafios é encontrar obstáculos e o obstáculo é a negação da crença que ele tem: “eu sou bom em matemática, meu pai sempre falou que sou bom em matemática, não vou fazer exercícios de matemática porque se não acertar é porque não sou bom. Se eu não for bem naquela prova é porque não sou bom.”

 

Esse é o Mindset Fixo.

 

A criança ou a pessoa começa a se proteger para evitar o desafio, a dificuldade de algo duvidoso para manter o status quo, para manter aquela visão que ela mesma tem de si. No Mindset de Crescimento (que é o mais interessante) você diz para a pessoa: isso é muito fácil.

Você diz que a pessoa fará uma prova e trouxer no enunciado dizendo como funciona, para ela tentar, que alguns serão difíceis, mas continue tentando porque você vai conseguir fazer. Basta o enunciado, antes da pessoa fazer a prova, que ela terá um desempenho diferente.

Imagine, por exemplo, aquilo que estou fazendo com meu filho que é ensinar durante decorrer de anos. Se ele chuta uma bola e erra, viro para ele e pergunto se ele está treinando e ele responde que não consegue.

Respondo para ele que desde que eu tinha a idade dele eu treinava, por isso, chuto bem. Você tem que treinar mais e quanto mais você treinar, melhor você vai chutar. Tem dias que ele me pergunta: Papai, vamos treinar chute? Isso é sensacional. E para vocês também é muito importante, Mindset de Crescimento.

 

SAIBA MAIS:

Qual o percentual de acertos ideal pra quem tá começando a estudar pra concurso?

Ansiedade e Medo

Estudar sempre

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?